Bosco Saraiva, ex-deputado federal pelo partido Solidariedade vai assumir a gestão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A confirmação oficial do convite feito pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) ocorreu nesta quinta-feira santa (6 de abril), três meses após o pedido de exoneração feito pelo general Algacir Polsin, do cargo de superintendente da autarquia já no fim do governo Jair Bolsonaro (PL), em dezembro de 2022.
Indicado pela bancada federal do Amazonas, o ex-deputado imediatamente aceitou o convite. “Estive em agenda oficial com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. Ele me convidou para assumir a Suframa e eu aceitei. Em seguida iniciamos uma reunião de trabalho, onde também estava presente o doutor Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Mdic”, informa.
Sobre a publicação da nomeação no Diário Oficial da União (DOU), Bosco diz que está agendada para a próxima semana, devido ao ferido prolongado de Páscoa. “A nomeação deverá ser na semana que vem”, conclui.
Bosco Saraiva contou com o apoio da bancada federal, em especial o senador Omar Aziz (PSD). Estavam na disputa pelo cargo o ex-deputado Zé Ricardo (PT) e o atual superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira servidor de carreira na autarquia.
Pautas importantes para o modelo Zona Franca de Manaus já estão na agenda de trabalho do novo superintendente da Suframa, como por exemplo, a reforma tributária e os efeitos na ZFM, a mineração em Autazes, a definição do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o papel da Suframa no processo de reindustrialização do Brasil, dentre outras. Segundo apurou a PIM Amazônia.