Como a população da Índia ultrapassou a da China e o que vem a seguir?

População de Nova Deli na Índia. Foto: Bachchan Kumar/Hindustan Times/Getty Images
China sempre deteve o título de país mais populoso do mundo, mas depois de décadas de políticas restritivas que limitaram as famílias a um filho, taxa de natalidade caiu drasticamente

Por Carlotta Dotto e Rhea Mogul / CNN

Contar milhões de pessoas nunca é uma tarefa fácil, mas de acordo com as Nações Unidas, a Índia agora tem mais pessoas do que a China, uma mudança histórica na demografia global que aconteceu no final de abril.

A maior parte do mundo cresceu com a China detendo o título de país mais populoso do mundo, mas décadas de políticas restritivas que limitam as famílias a um filho diminuíram drasticamente a taxa de natalidade da China, permitindo que a Índia avançasse.

Mas ter um número de habitantes no topo das paradas não é necessariamente um título cobiçado pela maioria dos países.

Alguns anos atrás, o primeiro-ministro Narendra Modi expressou preocupação com a “explosão populacional” da Índia e elogiou as famílias que consideraram cuidadosamente o impacto de mais bebês – nelas mesmas e na nação.

“Na Índia do século 21, a capacidade de realizar sonhos começa com uma pessoa, começa com uma família. Se a população não for educada, não for saudável, nem a casa nem o país poderão ser felizes”, disse Modi.

Então, como a população da Índia ficou tão grande e quanto tempo isso vai durar?

A reportagem analisou os dados do World Population Prospects da ONU e conversou com especialistas para aprofundar os números das manchetes nos detalhes em torno da mudança demográfica da Índia.

Como a Índia ficou tão grande?

Não surpreendentemente, a fertilidade é a chave para entender o que impulsiona a ascensão ou queda da população de um país. É comumente aceito que a taxa média de fertilidade de um país – filhos por mulher – deve ser de 2,1 para que a população se sustente – e ainda mais para crescer.

Na década de 1960, quando os avós de hoje estavam tendo filhos, a taxa de fertilidade da Índia era de 6, aproximadamente a mesma taxa de alguns países africanos agora.

Mas, de acordo com o governo, a taxa de fertilidade total da Índia caiu para 2,0 no último período de avaliação nacional de 2019 a 2021, abaixo de 3,4 de 1992 a 1993, impulso”.

“Quando a taxa de fertilidade cai, a população continua a crescer por várias décadas. E isso ocorre porque coortes mais jovens e grandes ainda estão chegando à idade em que se tornam pais”, disse Frank Swiaczny, pesquisador sênior do Instituto Federal de Pesquisa Populacional.

Última Edição

REVISTA DIGITAL

Seca atinge níveis alarmantes na Amazônia

Amazônia vem alcançando marcas negativas históricas e já vivencia crises ambiental, econômica e humanitária Leia matéria completa no link abaixo:

Entrevistas

Rolar para cima