Produção de motos no Polo Industrial tem o melhor resultado em 10 anos

Mais de 1,3 milhão de unidades foram produzidas no Polo Industrial de Manaus em dez meses. Alta de 10,4% em relação ao mesmo período de 2022
Fotos: Divulgação/ Abraciclo

Da Redação

As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) não têm o que reclamar de 2023. Afinal, este é o melhor acumulado de produção em 10 anos. Na prática, de janeiro a outubro foram produzidas 1.323.004 unidades – volume 10,4% superior ao registrado no mesmo período de 2022 (1.198.889 motocicletas), segundo informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Até então, o melhor acumulado em dez meses havia sido registrado em 2013, quando 1.436.029 unidades haviam saído das linhas de montagem no PIM.

“A indústria opera dentro do que foi planejado e segue o seu ritmo de produção para atender à demanda do mercado que continua em alta”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.

Apesar do acumulado positivo, quando analisado apenas o mês de outubro deste ano, a produção fica 4,4% menor do que o resultado do mesmo mês de 2022 (131.331 motocicletas, contra 137.346 unidades, respectivamente). e 6,4% menor em relação a setembro deste ano (140.251 motocicletas).

Ainda assim, a estimativa da Abraciclo é produzir 1.560.000 motocicletas em 2023, encerrando o ano com uma expectativa de alta de 10,4% na comparação com 2022 (1.413.222 unidades).

Vendas no varejo – De janeiro a outubro, foram licenciadas 1.318.721 motocicletas, alta de 19,2% em relação às 1.106.523 unidades emplacadas no mesmo período de 2022. De acordo com levantamento da Abraciclo, este é o melhor resultado desde 2012, que teve 1.377.618 motocicletas licenciadas.

Na análise isolada do mês de outubro, foram comercializadas 137.740 motocicletas, o que representou uma alta de 14,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado (120.273 unidades). Em relação a setembro, os licenciamentos cresceram 2,0% (135.056 motocicletas).

Exportações – No acumulado do ano, as fabricantes instaladas no PIM embarcaram 30.426 motocicletas, volume 36,2% inferior às 47.717 unidades registradas no mesmo período de 2022.

Em outubro, as associadas da Abraciclo exportaram 2.016 motocicletas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 50,2% no volume embarcado (4.047 unidades). Já na comparação com setembro, a alta foi de 60,3% (1.258 motocicletas).

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. Os resultados detalhados do setor estão disponíveis neste link.

Bicicletas: fabricantes registram queda acentuada em dez meses

Se o ano está sendo positivo para o setor de motocicletas, o mesmo não se pode dizer das bicicletas que, nos dez primeiros meses de 2023, já amargam um volume de produção 22,1% inferior ao mesmo período de 2022. Na prática, foram 414.106 unidades fabricadas de janeiro a outubro deste anos, contra 531.330 bicicletas produzidas nos meses equivalentes de 2022, segundo as informações divulgadas pela Abraciclo.

Em outubro, 34.204 unidades saíram das linhas de montagem. Na comparação com o mesmo mês de 2022, o desempenho da indústria caiu 37,5% (54.720 bicicletas). Já em relação a setembro, houve um aumento de 2,9% (33.239 unidades).

Regiões – No acumulado do ano, a região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas produzidas no PIM (230.128 unidades e 55,6% do volume fabricado). Na sequência ficaram as regiões Sul (72.194 bicicletas e 17,4% da produção), Nordeste (52.778 unidades e 12,7%), Centro-Oeste (35.565 bicicletas e 8,6%) e Norte (23.441 unidades e 5,7%).

O Sudeste manteve a liderança no levantamento de outubro, com 17.933 bicicletas e 52,4% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou o Nordeste, que recebeu 6.241 unidades e 18,2% do total produzido. Na sequência, vieram o Sul (4.407 unidades e 12,9% do volume fabricado), Centro-Oeste (2.919 bicicletas e 8,5%) e Norte (2.704 unidades e 7,9%).

Exportações – De janeiro a outubro, foram exportadas 16.771 bicicletas, queda de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado (21.139 unidades). Segundo dados do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os principais destinos foram os países do MERCOSUL: Paraguai (9.554 unidades e 57% do volume total embarcado), Uruguai (2.640 bicicletas e 15,7%) e Bolívia (1.538 unidades e 9,2%).

No décimo mês do ano, os embarques totalizaram 3.957 unidades. O volume é 1,8% superior ao registrado em outubro de 2022 (3.887 bicicletas) e 54,1% maior em relação às 2.568 unidades exportadas em setembro.

No segmento de bicicletas, com as principais fábricas instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais.

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