Durante o Fórum Esfera, realizado em Belém, em 10 de outubro, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, revelou que cerca de 70 chefes de Estado devem comparecer à 30ª edição da Conferência das Partes (COP30). A PF tem papel estratégico na segurança dos líderes, cuidando de rotas, deslocamentos e protocolos especiais durante a conferência.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também esteve em Belém, para acompanhar o Círio de Nazaré e realizar agenda de inspeção das obras e dos preparativos conduzidos pelo Governo do Pará para a COP30.
Entre as principais intervenções, o Aeroporto Internacional de Belém passa por uma modernização de R$ 450 milhões, antecipada em quase um ano, para ampliar a capacidade de operação e melhorar o atendimento aos visitantes. As áreas de embarque foram ampliadas, o saguão principal ganhou mais espaço e um novo pátio permitirá o estacionamento de cinco aeronaves extras.

Durante o evento, o aeroporto deve movimentar mais de meio milhão de passageiros, quase o dobro do fluxo registrado no ano anterior. Para celebrar a conferência, a Polícia Federal lançou um carimbo especial da COP30, aplicado nos passaportes de todos os passageiros que desembarcam na capital, símbolo da expectativa e do orgulho local por sediar o maior evento ambiental do planeta.
Com informações da PF