Região italiana pede limite do uso não essencial de água em meio à seca severa

A região mais populosa da Lombardia da Itália afirmou que desligará as fontes públicas e pediu aos moradores que sejam \”extremamente econômicos\” quando se trata de uso da água, a fim de reduzir os impactos do que o governador regional chamou na segunda-feira de a pior crise hídrica da região de todos os tempos.

\”Nunca vimos uma seca tão grave quanto a que estamos vivendo este ano\”, disse o presidente-regional da Lombardia, Attilio Fontana.

Fontana assinou um decreto de emergência na sexta-feira, mas o texto só foi publicado na segunda-feira. Ele permanecerá em vigor até pelo menos 30 de setembro.

Em um comunicado, o governo regional disse que desligaria as fontes públicas em Milão, com exceção daquelas que fornecem água potável ou fontes públicas que abrigam peixes ou plantas aquáticas. Também recomendou que as cidades usem a água de \”uma maneira extremamente econômica, sustentável e eficaz, limitando o consumo ao mínimo\”.

O decreto regional também previa a limitação do uso de água para atividades não essenciais, como lavagem de estradas e exteriores de edifícios, bem como a irrigação de parques públicos e instalações esportivas.

O governo regional não descartou o racionamento de água para residências e empresas se a crise continuar.

Em entrevista ao Sky TG24, o chefe do Departamento de Proteção Civil da Itália, Fabrizio Curcio, disse na segunda-feira que o rio Po, o mais longo da Itália e a principal fonte de água da Lombardia, estava sofrendo com o abastecimento de água 80 por cento abaixo dos níveis normais.

A associação agrícola da Itália Coldiretti estimou na semana passada que os danos econômicos causados ​​pela seca até agora totalizaram mais de 3 bilhões de euros (3,2 bilhões de dólares americanos).

Fonte: Xinhua
Foto: Alberto Lingria/Xinhua

Entrevistas

Rolar para cima