Falta de chuva facilitou a propagação e a intensificação dos incêndios florestai; além disso, a Europa também enfrenta ondas consecutivas de calor brutais
Cerca de 60% das terras da União Europeia e do Reino Unido – uma área maior que o Alasca e o Texas juntos – estão sob aviso ou alerta de seca, de acordo com o Observatório Europeu da Seca.
As descobertas foram baseadas em dados de um período de 10 dias perto do final de julho. O monitor disse que 45% das terras estão agora cobertas por “avisos”, o que significa que há um déficit de umidade no solo, enquanto 15% estão sob o nível mais severo de “alerta”, onde a vegetação está estressada – sofrendo com a falta de água.
Os dados coincidiram com um relatório publicado na segunda-feira (8) pela agência de monitoramento climático da União Europeia Copernicus, que disse que grande parte da Europa experimentou um mês de julho mais seco do que a média, com vários recordes locais quebrados para baixas chuvas no oeste, e seca atingindo várias partes do sudoeste e sudeste do continente.
Essas condições facilitaram a propagação e a intensificação dos incêndios florestais – o que também ocorre quando os países enfrentam ondas consecutivas de calor brutais como agora, momento em que a Europa vivencia um dos verões mais quentes já registrados no continente.
Os novos dados surgem no momento em que o mundo enfrenta uma crise alimentar que está reduzindo à medida que a Rússia suspende seu bloqueio às exportações de grãos da Ucrânia.
Os problemas climáticos extremos e a falta de cadeia de suprimentos pioraram a crise e provavelmente persistirão por algum tempo.
Fonte: CNN