O Boi Garantido é o grande campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. A agremiação vermelha somou 1.259 pontos, superando o Boi Caprichoso por 1,1 ponto, que finalizou a disputa com 1.257,9 pontos. A apuração foi realizada nesta segunda-feira (30/06), no Bumbódromo de Parintins, em clima de grande expectativa.
Com uma proposta artística dividida em três noites, o Garantido apresentou os atos “Somos o Povo da Floresta”, “Garantido, Patrimônio do Povo” e “Garantido, o Boi do Brasil”, encantando os jurados e conquistando seu 33º título no festival.
Para o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, a vitória é motivo de celebração, mas também de humildade.
“O nosso coração está tranquilo pelo trabalho que fizemos. Nós não costumamos tripudiar pelo resultado do festival — nós ganhamos e vamos comemorar. O festival ganha muito com a vitória do Garantido. Não é só o Garantido que ganha, é Parintins”, declarou.
Festival impulsiona saúde, cultura e economia local
Além do espetáculo no Bumbódromo, o festival também gerou impacto positivo em áreas como saúde, saneamento e economia artesanal.
A Feira de Artesanato Indígena, promovida pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), atraiu mais de 80 mil visitantes. Ao todo, 115 artesãos indígenas – de 15 etnias, entre elas Sateré-Mawé, Tikuna, Mura e Kokama – participaram da exposição, com biojoias, cestarias, cerâmicas, instrumentos, pinturas corporais e tecidos com grafismos, representando a diversidade e riqueza cultural dos povos originários.
Na área da saúde, mais de 12,9 mil atendimentos foram registrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) durante os quatro dias de evento, com serviços de enfermagem, vacinação, atendimentos clínicos e orientação em saúde pública.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu aproximadamente 600 mil copos de água potável como parte da campanha “Água nas Torcidas”, beneficiando diretamente o público presente.
Já na arena principal do evento, o Bumbódromo, mais de 26 mil pessoas por noite acompanharam as apresentações, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). A tradicional “Festa dos Visitantes” contou com a presença de dois artistas nacionais e oito atrações regionais, consolidando o festival como um dos maiores eventos culturais do Brasil.
Campeão sustentável
Pelo quarto ano consecutivo, o boi Caprichoso consagrou-se o Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2025. A galera azulada conseguiu destinar 706,94 kg, conquistando o prêmio de R$ 20 mil para o boi e R$ 10 mil para a torcida organizada Raça Azul. O boi Garantido conseguiu destinar 680,42 kg.
A competição é parte do projeto “Recicla, Galera”, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sebrae e o Sistema Coca-Cola Brasil. Seguindo os moldes de 2024, o duelo ocorreu durante toda a semana do Festival, com o suporte tecnológico de máquinas coletoras de resíduos recicláveis.
“Desde o início, quando criamos a disputa de reciclagem entre as galeras, reforçamos que a verdadeira vencedora é a nossa natureza. Mais uma vez, Caprichoso e Garantido mostram que a rivalidade pode – e deve – caminhar junto com a responsabilidade ambiental. É bonito ver o compromisso das torcidas indo além da arena, ajudando a construir um Festival de Parintins cada vez mais consciente e sustentável”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Fonte: da Redação com informações da Agência Amazonas