A apresentação do programa “ZFM+ESG” e o reforço do convite para que mais empresas façam a adesão à iniciativa foi um dos destaques do evento “ESG na Amazônia”, realizado nesta sexta-feira (1º), no auditório da Suframa, mediante parceria entre a Autarquia, o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
O evento reuniu especialistas, gestores e empresários atuantes na região, entre outros, para uma série de palestras que destacaram as oportunidades de investimento e inovação ligadas à promoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no Polo Industrial de Manaus (PIM), além de enfatizar a importância da bioeconomia para o desenvolvimento regional.
Ação estratégica
O programa “ZFM+ESG” é uma ação estratégica da Suframa que objetiva impulsionar a cultura de sustentabilidade entre as empresas do ecossistema local.
De acordo com o técnico da Coordenação-Geral de Assuntos Estratégicos, Leonardo Perdiz, que representou a Autarquia no evento, a adesão ao programa ocorre de forma voluntária, e as empresas que participarem deverão se comprometer a implementar, dentro de suas possibilidades, ao menos uma ação em cada uma das áreas do ESG. “É uma forma de estimular que as empresas do PIM estejam cada vez mais conectadas com práticas que agreguem valor à região e gerem impacto positivo para a sociedade”, ressaltou Perdiz.

As demais palestras contaram com a participação do diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury; do diretor de Novos Negócios do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Carlos Henrique Carvalho; e da consultora ESG, Fernanda Rios. Os especialistas focaram, respectivamente, em explicar como o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) pode ser um caminho para fomentar negócios sustentáveis na região; na apresentação de oportunidades de investimentos e novos negócios por meio da atuação do CBA; e no detalhamento de possibilidades de integração de práticas sustentáveis ao modelo industrial do PIM.

O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, participou da conclusão do evento e fez questão de agradecer a participação de todos. Nesse momento, também foi realizada uma sessão de perguntas e respostas, bem como interação entre o público presente e os palestrantes.
Fonte: Suframa