O superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, destacou que mais de 20 mil empreendedores paraenses já foram capacitados para participar ativamente da COP30, que acontece em Belém, em novembro. A declaração foi dada no último dia 26, durante entrevista no programa Alepa na COP30, produzido pela Fundação Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Segundo o Sebrae Pará, desde 2023, foram promovidos mais de 4.500 cursos, consultorias e eventos voltados à preparação de pequenos negócios do Pará com foco na Conferência. A atuação da entidade está estruturada em quatro eixos fundamentais: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentos e bebidas. Um projeto de destaque é a Zona do Empreendedorismo, um espaço que visa dar visibilidade aos negócios sustentáveis da região, conectando-os a investidores e parceiros do mundo inteiro.
Magno também ressaltou que as ações começaram desde a COP27, em Dubai, onde o Sebrae participou da comitiva paraense e identificou experiências que podem ser replicadas na realidade amazônica. Além da capacitação técnica, a preparação também inclui o incentivo para que os empreendedores estejam prontos para atender o público internacional, com com cardápios bilíngues, domínio de idiomas e boas práticas de recepção turística.
Outro ponto relevante mencionado foi o papel da bioeconomia como motor de uma nova economia amazônica. O superintendente destacou que micro e pequenos empreendedores estão diretamente envolvidos em cadeias produtivas sustentáveis, seja no manejo de recursos florestais, na gastronomia regional ou no artesanato com identidade amazônica, e finalizou enfatizando que:
“A COP30 é uma vitrine para o mundo. E o Pará está se preparando para mostrar a força do empreendedorismo local com sustentabilidade, inovação e identidade”.
Fonte: da redação com informações da Alepa