Para ampliar ainda mais o potencial do manejo florestal aliado ao processo de desenvolvimento do estado, o Governo do Amapá apresentou na última terça-feira,(9/9), o Programa de Cooperação Amapá-Itália. Ação é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Governo do Estado liberou mais de 200 mil hectares de floresta para autorização de manejo florestal sustentável com o uso de madeiras certificadas, com alto valor agregado e o setor moveleiro precisa ser desenvolvido para que possa aproveitar parte dessas madeiras para a produção de móveis e aproveitar também os resíduos florestais para a produção de móveis rústicos, que é o que mais cresce hoje nesse setor no mundo todo, como destacou o vice-governador Teles Júnior.
“Nós temos a matéria-prima para promover essa expansão e já temos empresas no Amapá que trabalham com essa madeira certifica e rastreada. Então, nós estamos fazendo uma cooperação com Centro Tecnológico para os Setores da Madeira e do Mobiliário da Itália (Cosmob), que atua na investigação, qualidade, design e certificação, incluindo uma avaliação da circularidade do produto. Isso nos permite ter produtos qualificados para compor o mercado externo, ou seja, o bem final ou a matéria-prima para poder ser internalizada lá. É um potencial enorme desse setor e a gente precisa investir no que a gente chama de qualidade, assistência técnica e conformidade dos parâmetros do móvel com os mercados de destino”, enfatizou vice-governador.
A superintende do Sebrae Amapá Alcilene Cavalcante, destacou que a inciativa é uma forma de fortalecer o segmento a partir de experiências com técnicas inovadoras.
“A entrega desse programa de cooperação Amapá-Itália, que estamos fazendo hoje aqui é um passo muito importante para o setor de madeiras e móveis. O mundo só pode usar, só usa a madeira certificada e os nossos profissionais do segmento, as nossas indústrias também, de pequenos objetos de madeira tem que usar essa madeira, e a gente está trazendo mais conhecimento, inovação, passos de especificação e design, muito design, além de parcerias com as empresas italianas.
O Programa de Cooperação Amapá–Itália estabelece vínculo direto com o (Cosmob), com um projeto estruturado, firmado por meio de parcerias para criar todas as possibilidades de crescimento econômico e valor agregado que possa se gerado pelo setor.
O diretor-geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini ressaltou que a ideia é, a partir da grande oportunidade já existe, que é a matéria-prima, a ideia é criar um produto que
além de suficiente, seja competitivo.
“A impressão é que com certeza começamos um novo percurso que vai ser estruturado e desenvolvido. Este é um ponto de partida importante. A nossa presença aqui é focada nos objetivos de ver a nível internacional quais são as melhores ou mais avançadas tecnologias ou metodologias para fazer produtos competitivos, sobretudo no tema da inteligência artificial e da circularidade dos produtos. Ver como este assunto é tratado sobretudo na Europa e no mundo e como isso pode ser aplicado também aqui. O desafio é criar produtos com esta matéria-prima, que tenham interesse internacional”, enfatizou Alessio Gnaccarini.
Fonte: Agência de Notícias Amapá