O município de Manicoré, situado no sul do estado do Amazonas, se prepara para receber um porto provisório que vai ampliar as operações de transporte fluvial e garantir o abastecimento da região. A instalação já saiu de Manaus e a expectativa é que esteja em pleno funcionamento até quinta-feira (18). A instalação terá um investimento aproximado de R$ 3,1 milhões do Governo Federal.
A medida surge como alternativa para garantir o funcionamento das operações fluviais enquanto são realizadas obras de recuperação na estrutura principal. O porto provisório será instalado em um ponto que já vinha sendo utilizado como principal entrada de embarcações em Manicoré. O local recebe cargas e passageiros vindos de Manaus, Porto Velho, Humaitá e de outros municípios da calha do Madeira.
De acordo com informações técnicas, o ponto apresenta calado suficiente para embarcações de pequeno e grande porte, independentemente do nível do rio — seja na cheia ou na vazante — o que garante segurança e estabilidade para as operações.
Com mais de 50 mil habitantes, a chegada do porto provisório é vista como uma solução temporária para manter o fluxo de mercadorias e passageiros, além de assegurar o abastecimento do comércio local.
Fonte: DNIT