Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10/10), em Brasília, o presidente da 30ª Conferência das Partes (COP30), André Corrêa do Lago, anunciou que 162 países já confirmaram participação na evento, que ocorrerá em Belém, em novembro. O número supera o quórum mínimo necessário (dois terços dos 190 signatários do Acordo de Paris) e consolida a realização da cúpula no Pará.
Além da conferência principal, Corrêa do Lago informou que 72 delegações estarão presentes na Pré-COP, programada para a próxima semana, em etapa preparatória às negociações globais sobre clima.
O presidente da COP30 também ressaltou o avanço das tratativas com o Ministério da Fazenda para a construção do “mapa do caminho” que deverá direcionar o fluxo de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático a países em desenvolvimento até 2035.
Segundo ele, a expectativa é que 125 países apresentem novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) antes da abertura da conferência. Corrêa do Lago enfatizou que espera o comprometimento das nações com maiores níveis de emissões para cumprir o prazo de entrega. As NDCs, no âmbito do Acordo de Paris, definem metas de redução de gases de efeito estufa e ações de adaptação às mudanças climáticas.
“A maioria dos países está preparando NDCs muito sérias, o que é uma indicação muito boa do quanto funcionou o conceito de NDC. É muito importante que alguns dos países-chave, que tenham uma parcela muito significativa das emissões, apresente suas NDCs”, disse o presidente.
Com informações da TV Brasil