A educação ribeirinha de Manaus ganhou destaque nacional com o projeto “Observatório da Estiagem”, desenvolvido pela Escola Municipal São João, localizada na comunidade São João do Tupé, zona ribeirinha da capital amazonense. A iniciativa foi escolhida entre os 30 finalistas do Prêmio Nacional Liga Steam 2025, figurando entre as dez melhores na categoria Anos Finais.
O projeto propõe o monitoramento tecnológico e participativo de fatores naturais e físicos para avaliar a seca do Rio Negro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé. A ação alia ciência, tecnologia e sustentabilidade ao aprendizado prático dos alunos.
Projeto une educação, ciência e tecnologia para enfrentar a estiagem

Coordenado pela professora de Geografia Thaini Maiara Pereira Alves, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto envolve oito estudantes, sendo sete do 6º ano, incluindo bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e um aluno do 8º ano.
No cotidiano, os alunos realizam atividades de campo, medindo o nível do rio com régua linimétrica criada por eles, monitorando chuvas com pluviômetro artesanal e utilizando sensores eletrônicos para verificar poços. Também observam bioindicadores ambientais, como o comportamento da fauna e as condições da vegetação local.
Segundo a professora, a iniciativa demonstra o potencial da educação ribeirinha e o impacto da tecnologia aplicada à realidade amazônica.
“Trabalhar com tecnologia na zona ribeirinha é desafiador, mas isso torna nosso trabalho inovador. O Observatório da Estiagem prova que é possível fazer ciência de ponta com recursos acessíveis”, afirmou Thaini Alves.
Educação inovadora impulsiona reconhecimento nacional
Atualmente, o projeto está na quinta etapa do Prêmio Nacional Liga Steam, e segue em avaliação até 30 de outubro, quando serão definidos os nove vencedores entre os finalistas. A cerimônia de premiação ocorrerá em 3 de novembro, durante o Festival LED, em Belo Horizonte (MG).
O Prêmio Nacional Liga STEAM é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, com consultoria técnica da Tríade Educacional, e tem como objetivo reconhecer práticas de educação inovadora que integram ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Steam).
Nos últimos três anos, quase 4 mil educadores de todo o país participaram da premiação, que incentiva o uso de tecnologias criativas na educação pública. Para o estudante Renan Ferreira de Oliveira, 14 anos, o reconhecimento é motivo de orgulho:
“Aprendi muito com o projeto, principalmente a montar circuitos elétricos para ajudar a comunidade. É gratificante ver nosso trabalho sendo reconhecido”, disse o aluno.
Por Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes
Com informações da Prefeitura de Manaus