O Governo do Pará inaugurou nesta segunda-feira (3/11) a Vila COP, espaço que vai hospedar participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer em Belém entre 10 e 21 de novembro. A entrega do complexo representa uma das principais exigências das Nações Unidas para a realização do evento global.
Localizada na Avenida Brigadeiro Protásio, ao lado da Blue Zone e do Hangar, a Vila COP foi construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e gerou 450 empregos diretos. A estrutura consolida mais uma entrega estratégica do Estado para sediar a COP30.
Segundo o governador Helder Barbalho, o projeto foi entregue dentro do prazo e está pronto para receber líderes e delegações internacionais. “Mais uma vez cumprimos os prazos. Hoje abrimos as portas da Vila COP, pronta para a chegada dos líderes”, afirmou.

Leia Também: Entenda o que é a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida decretada em Belém durante a COP30
Vila COP
Com área de 19 mil metros quadrados, a Vila COP é composta por seis blocos, sendo cinco destinados à hospedagem e um voltado a serviços. Os blocos habitacionais reúnem 405 suítes equipadas e modernas. Já o bloco de apoio concentra lobby, maleiro, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenirs, além de áreas de conveniência, restaurante e bar-café, oferecendo conforto, praticidade e bem-estar aos hóspedes credenciados para a Conferência.

“As hospedagens estão voltadas aos chefes de Estado e os seus staffs, que estarão aqui podendo estar localizados no ponto estratégico da cidade. Este local foi pensado no sentido de nós podermos conciliar a solução de hospitalidade próximo ao local do evento para que não necessitasse o deslocamento das delegações, e com isto todos os impactos que estes deslocamentos trazem para a mobilidade da cidade”, afirmou o governador.
A mobília do hotel foi confeccionada e montada pelos custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCRC). A iniciativa integra o programa “Construindo Novas Histórias”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e simboliza a prática concreta da reinserção social por meio do trabalho.
“A mão de obra foi de apenados do sistema penal, permitindo que a política de ressocialização dos apenados, para que pudessem utilizar desta mão de obra, revertendo na redução da pena destes”, completou o chefe do Executivo estadual.

Fruto de parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, a Vila COP fica em ponto estratégico da capital, próxima ao Hangar Centro de Convenções da Amazônia e ao Parque da Cidade, o que facilita o deslocamento até a Blue Zone, onde vão ocorrer os principais debates da COP30.
Após a realização da Conferência, o complexo será transformado em centro administrativo estadual. A medida assegura o uso pleno da infraestrutura e contribui para a modernização da gestão pública, deixando um legado estruturante para Belém e para o Pará.
Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes
Com informações da Agência Pará




