Quase metade dos brasileiros ainda não guarda dinheiro para imprevistos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (4/11). O levantamento mostra que 43% dos entrevistados não possuem nenhuma reserva financeira, mesmo que 59% afirmem ser planejados em relação às finanças.
A ausência de poupança é mais comum entre a classe C, que representa 78% dos entrevistados sem dinheiro guardado. O levantamento, encomendado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), ouviu 2.000 pessoas das classes A, B e C, com 18 anos ou mais e acesso à internet, em todas as regiões do país, entre 16 e 29 de julho de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Segundo o Datafolha, 84% dos participantes enfrentaram algum tipo de emergência financeira nos últimos 12 meses, como atrasos em contas, empréstimos, uso de crédito ou negativação do nome.
Metade dos entrevistados (52%) diz ter boa noção das despesas mensais, mas não sabe exatamente quanto gasta.
Baixo planejamento financeiro aumenta dependência de empréstimos diante de imprevistos entre brasileiros
O levantamento também mostra baixa adesão ao planejamento patrimonial: embora 56% já tenham pensado em como distribuir seus bens, apenas 7% têm testamento. Já 57% não contam com qualquer tipo de auxílio financeiro, e só 2% já contrataram um planejador, mesmo que 49% considerem fazer isso no futuro.

Quando questionados sobre a situação financeira atual, 46% se declararam insatisfeitos, 38% neutros e 16% satisfeitos. A pesquisa também revela que 64% afirmam planejar seus gastos mensais, mas 39% dizem conseguir pagar as contas sem sobra de dinheiro, e 19% admitem que nem sempre conseguem quitar todas as despesas.
Entre os que estão satisfeitos com a própria condição financeira, 82% acompanham regularmente seus gastos, percentual que cai para 55% entre os insatisfeitos.
Leia Também: Finep vai liberar R$ 1 bilhão em investimento para empresas
Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes
Fonte: InfoMoney



