Com a chegada dos visitantes de todas as partes do mundo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém se prepara para viver um momento histórico. Muitos dos participantes estarão na capital paraense pela primeira vez e precisarão de informações sobre onde buscar atendimento de saúde, apoio em situações de emergência e orientações sobre segurança pública. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém estruturou uma ampla rede de acolhimento, com serviços de saúde funcionando 24 horas, canais diretos de emergência e pontos de informações turísticas espalhados por locais estratégicos da cidade.
Leia também
COP30: o que é, quando acontece e o que será discutido em Belém
COP30: saiba como Belém se prepara para receber evento climático global
Contatos e serviços de segurança
Estarão de prontidão durante todo o período da conferência:
- Emergências policiais: Centro Integrado de Operações (Ciop) – 190
- Ocorrências de incêndio, resgates ou alagamentos: Corpo de Bombeiros – 193
- Defesa Civil de Belém: Plantão via WhatsApp – (91) 98439-0646
- Guarda Municipal de Belém (GMB): Para denúncias de cobrança irregular de estacionamento e apoio à segurança urbana – 153

As equipes da GMB atuarão de forma ostensiva em pontos estratégicos, com rondas fixas e volantes, garantindo segurança e o cumprimento das normas municipais.
Pontos de Informações Turísticas
Para facilitar o deslocamento e o acesso às informações durante a COP30, a prefeitura instalou Pontos de Informações Turísticas (PITs) em locais estratégicos da cidade. Os espaços oferecem orientações bilíngues (português, inglês e espanhol) a quem busca por atrativos turísticos, hospedagem, alimentação, transporte, passeios, serviços de saúde e segurança.
Os totens estão localizados no Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto, no Porto Futuro II, no Complexo Feliz Lusitânia, no Mangal das Garças e no Terminal Hidroviário Rui Barata.
Rede de saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais municipais estarão abertos 24 horas por dia, oferecendo acolhimento tanto à população local quanto aos visitantes nacionais e estrangeiros que chegarem para a COP30.
Com estimativa de receber cerca de 50 mil visitantes, que se somarão aos mais de 1,3 milhão de habitantes de Belém, a Prefeitura intensificou as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para garantir assistência eficiente, humanizada e segura. A rede de urgência e emergência integra hospitais, UPAs e Unidades Mistas de Saúde, estrategicamente distribuídas pelos distritos administrativos.

Belém conta com nove unidades de média e alta complexidade voltadas à urgência e emergência — sendo dois hospitais de pronto-socorro, um hospital geral, um hospital de retaguarda e cinco UPAs 24h — preparados para oferecer resposta rápida e qualificada às demandas que surgirem durante a COP 30.
As UPAs realizam atendimentos clínicos e odontológicos, além de exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiograma. Esses serviços são essenciais no atendimento imediato e ajudam a desafogar os hospitais de pronto-socorro.
Hospitais municipais e Unidades Mistas de Saúde
Os hospitais municipais funcionarão com equipes reforçadas e plantões contínuos, garantindo assistência em diferentes especialidades médicas e suporte à rede de urgência e emergência.
As Unidades Mistas de Saúde (UMSs) funcionam em regime de urgência 24 horas, atendendo casos de baixa complexidade e encaminhando, quando necessário, pacientes para serviços de média e alta complexidade.
Fonte: Agência Belém



