A chegada do período natalino deve impulsionar as vendas em Manaus este ano, segundo a Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Fecomércio Amazonas por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam). O levantamento, feito em outubro com 1.145 consumidores, aponta que 94% dos entrevistados pretendem comprar presentes.
Os gastos devem se concentrar principalmente em duas faixas: 38% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 400, enquanto 46% planejam investir entre R$ 101 e R$ 300. Entre os produtos mais procurados estão vestuário (32%), perfumaria e cosméticos (18%), brinquedos (17%) e acessórios (9%).
O foco das compras continua sendo o núcleo familiar. Mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) estão no topo da lista de pessoas que devem receber presentes. Além disso, 77% dos consumidores planejam comprar mais de um presente.

A pesquisa confirma a predominância do comércio presencial: 94% pretendem comprar em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente online. Shoppings Centers (40%) e o Centro da cidade (37%) lideram os locais de compra, seguidos por lojas de bairro (20%). Quanto ao período, 55% dos consumidores planejam antecipar as compras em pelo menos duas semanas, e 37% devem comprar na semana que antecede o Natal.
Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito aparece como a principal opção (50%), seguido pelo Pix (40%) e por crediário, carnê ou cartão de loja (10%).
Com informações da Fecomércio Amazonas
Outras notícias de Manaus
Soluções urbanas e climáticas implementadas em Manaus são apresentadas no primeiro dia de COP30
Polo Industrial de Manaus registra maior faturamento da história alcançando R$ 20,07 bilhões




