A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove nesta quarta-feira (12), em Belém, o SB COP Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono. O evento ocorrerá das 9h às 17h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Estruturado em seis painéis, empresários, autoridades e especialistas discutirão diferentes temas da sustentabilidade, em meio à 30ª Conferência das Partes da ONU para Mudanças Climáticas.
O seminário tem como objetivo promover debate e troca de experiência entre indústrias brasileiras, congêneres e organismos internacionais. O propósito é impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, além de discutir avanços e entregas da Sustainable Business COP (SB COP) – a coalizão global lançada pela CNI para articular ações de sustentabilidade e apoiar as negociações climáticas da ONU.
Durante o evento, a SB COP reconhecerá 48 cases de sucesso do setor privado. O SB COP Awards destacará iniciativas inovadoras para os desafios climáticos globais.
Participarão da abertura do diálogo empresarial o presidente da CNI, Ricardo Alban; o chair da SB COP, Ricardo Mussa; o high-level da SB COP, Dan Ioschpe; o presidente da FIEPA, Alex Carvalho; entre outras autoridades e lideranças empresariais.
A indústria brasileira na COP30

Com o objetivo de influenciar institucionalmente o governo brasileiro nas negociações internacionais, estreitar relacionamento com empresas e entidades internacionais, bem como posicionar a indústria brasileira como líder na oferta de soluções para a transição para uma economia de baixo carbono, a CNI participa ativamente das Conferências do clima desde 2009.
A partir de 2021, com a implementação de sua “Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono” e a adesão à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), a CNI intensificou sua participação nas Conferências.
Na última edição, em Baku, no Azerbaijão, A CNI estruturou uma série de ações, com um olhar estratégico para a COP30. Além de participar das negociações como membro-observador, a CNI coordenou o pavilhão “Brazilian National Confederation of Industry”, na Green Zone. No espaço, apresentou iniciativas da indústria brasileira nas áreas de descarbonização, transição energética, financiamento climático, estratégias net zero e negociações climáticas.
Leia também
CNI abre 4 escritórios no exterior para fortalecer presença internacional da indústria brasileira
Com informações da Agência de Notícias da Indústria




