Abraciclo lança publicação sobre o setor de Duas Rodas no Brasil

Foto: Divulgação/Abraciclo

Já está disponível para consulta e download no site da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – a edição 2023 do Dados do Setor. Elaborada e desenvolvida pela entidade, a publicação traz um panorama completo e detalhado das indústrias de motocicletas e bicicletas, setores considerados fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A publicação é dividida em três partes: PIM (Polo Industrial de Manaus), Motocicletas e Bicicletas. A primeira apresenta informações como, por exemplo, o número de empresas instaladas em Manaus, empregos diretos, investimentos e faturamento do setor de Duas Rodas.

O capítulo sobre motocicletas apresenta dados como produção, vendas no varejo por categoria e por cilindrada, frota, habilitação na categoria A, perfil do consumidor, entre outros. Sobre as bicicletas, são abordados os números de produção, importação e exportação.

O arquivo está disponível para consulta e download neste link: https://www.abraciclo.com.br/site/dados-do-setor-2023/

Sobre a Abraciclo e o Setor de Duas Rodas

Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,3 mil empregos diretos em Manaus/AM.

MOTOCICLETAS*BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 32,3 milhões de unidades *Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,4 milhão de unidadesProdução anual: 2,5 milhõesunidades **
7º maior produtor mundial4º maior produtor mundial
(*) Dados até maio de 2023
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis

Fonte: SD & Press Consultoria

Entrevistas

Rolar para cima