Após a confirmação de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) intensificou as ações de vigilância em granjas e criações de subsistência em todo o estado. A Aged está adotando todas as medidas previstas no Programa de Sanidade Avícola e no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária.
A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Kamilla Vidigal, afirmou que o Maranhão não possui registro da doença e que todas as ações preventivas já estão sendo implementadas para proteger a avicultura maranhense.“Estamos atentos, e nossas equipes, espalhadas pelos escritórios regionais, estão reforçando ações que já fazem parte da nossa rotina. São exemplos dessas ações a inspeção de aves, coleta de material biológico e fiscalização em granjas e propriedades com criações de subsistência”, destacou.
A Aged orienta a população a evitar contato com aves doentes ou mortas — sejam domésticas ou migratórias — e, em caso de observação de sintomas suspeitos, comunicar imediatamente à agência. O contato pode ser feito pelos escritórios regionais, pelo menu e-Sisbravet no site da Aged ([url=https://aged.ma.gov.br]https://aged.ma.gov.br[/url]), ou por meio da Ouvidoria, pelo número (98) 99132-0441, para que as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sejam adotadas.
Caso no Tocantins
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que investiga um possível caso de gripe aviária no município de Aguiarnópolis, no Tocantins. Em nota, o Mapa revelou a presença do vírus Influenza A, com baixa probabilidade de tratar-se de uma cepa de alta patogenicidade, segundo análise preliminar das amostras coletadas.
Diante da proximidade geográfica — Aguiarnópolis faz divisa com o Maranhão, na altura da cidade de Estreito —, a Aged também reforçou a vigilância na região.“A Aged segue atenta ao caso e cumpre seu papel institucional na defesa da produção avícola no estado”, afirmou a diretora Kamilla Vidigal.
Fonte: Agência Maranhão