Amazônia Azul: Marinha oferece ciclo de palestras gratuito sobre o tema

Evento ocorre às sextas-feiras de novembro no Rio de Janeiro (RJ)

Em celebração alusiva ao “Dia Nacional da Amazônia Azul”, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) iniciou na última sexta-feira (1), um Ciclo de Palestras para debater a importância da Amazônia Azul para o Brasil. Dentre os temas abordados estão desafios, riquezas e reflexões sobre a preservação da área.  

O ciclo também ocorrerá nos dias 8, 22 e 29 de novembro, a partir das 14h30, no Museu Naval, localizado no centro do Rio de Janeiro (RJ). A entrada é gratuita, precisando apenas da inscrição pelo e-mail: [email protected].

O tema central da abertura, “Economia Azul”, conduzido pelo Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (EGN), Professor Dr. Thauan dos Santos, abordou reflexões como, por exemplo, “o Brasil não pode, sendo uma nação marítima por excelência, ignorar o mar.”

O palestrante reforçou ainda que “A Amazônia Azul, assim como a Amazônia Legal, tem um enorme potencial de crescimento econômico, de geração de emprego e, obviamente, de elevar a importante questão da sustentabilidade.”

Na próxima sexta-feira (8), o ciclo avança e traz como eixo principal o “Planejamento Espacial da Marinha: situação atual e próximos passos”, apresentado pelo Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira.

O evento será retomado duas semanas depois, no dia 22 de novembro, às 14h30. Na ocasião, o debate será expandido para o tema “Monumento das Ilhas Cagarras: um ponto de esperança carioca”, sob a apresentação da Analista Ambiental e Chefe do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tatiana Teixeira Leite.

Criado em 2010, esse monumento é composto por quatro ilhas (Palmas, Comprida, Cagarra e Redonda) e localiza-se a cerca de 5 km da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Conhecido como MONA, tem o objetivo de preservar áreas de Mata Atlântica que ainda existem na região, sendo um dos refúgios das aves marinhas.

Já no fechamento do circuito, no dia 29, a palestra será direcionada para o tema “O Mar na Política Externa Brasileira”. A especialista convidada é a Chefe da Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço, Conselheira Maitê de Souza Schmitz.

Para o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, o evento difunde o que de fato é a Amazônia Azul para o eixo mais importante do país, a sociedade. “Essa rodada de discussões promovida em todos os dias do ciclo é fundamental para o desenvolvimento da mentalidade marítima no seio da população por todo o nosso Brasil”, afirmou.

Confira a programação completa:

Data: 1 de novembro – 14h30
Tema: Economia Azul
Palestrante: Professor Dr. Thauan dos Santos – Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN;

Data: 8 de novembro – 14h30
Tema: Planejamento Espacial Marinho: situação atual e próximos passos
Palestrante: Contra-Almirante Jaques – Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar;

Data: 22 de novembro – 14h30
Tema: Monumento Natural das Ilhas Cagarras: um ponto de esperança carioca
Palestrante: Tatiana Teixeira Leite Ribeiro – Analista Ambiental e Chefe do Monumento Natural das Ilhas Cagarras / ICMBio;

Data: 29 de novembro – 14h30
Tema: O Mar na Política Externa Brasileira
Palestrante: Conselheira Maíra de Souza Schmitz – Chefe da Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço (DMAE/MRE).

Sobre a Amazônia Azul

Trata-se de uma área marítima equivalente a 67% do território nacional terrestre, com extensão de 5,7 milhões de km². A Amazônia Azul se projeta do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental Brasileira, um território estratégico que reforça o Poder Marítimo do Brasil.

Cerca de 95% da economia nacional proveniente do comércio exterior trafega nessas águas que, para além da riqueza natural, também é fonte de vida marinha com uma biodiversidade que pode ser comparada à Amazônia verde. O Dia Nacional da Amazônia Azul é comemorado no dia 16 de novembro.

Evento

Ciclo de Palestras Alusivo ao Dia Nacional da Amazônia Azul
Inscrição gratuita pelo e-mail: [email protected]
Endereço: Rua Dom Manuel 15, Praça XV. Centro, Rio de Janeiro (RJ).
Telefone: (21) 2104-5506

Saiba mais sobre a Amazônia azul clicando aqui:

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima