A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresentou os dados do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Setor Aquaviário durante a 2ª Reunião Ministerial de Transportes dos BRICS, que aconteceu entre terça-feira (13) e quarta-feira (14).
O inventário setorial, faz o levantamento, além do dióxido de carbono, de outros gases de efeito estufa, como, o óxido nitroso e o metano. O levantamento é um marco importante para o desenvolvimento sustentável do transporte marítimo e fluvial no Brasil.
O projeto foi apresentado, na terça-feira, pela superintendente de ESG e Inovação, Cristina Castro, que representou a ANTAQ na reunião ministerial dos BRICS.
Segundo o inventário setorial, o total de emissões de carbono diminuiu 7,68% entre 2021 e 2023 na cabotagem e na navegação interior. Em 2021, os tipos de navegações apresentaram emissões de carbono que equivalem a 2,99 milhões de toneladas e esse valor chegou a 2,76 milhões de toneladas de carbono em 2023.
Reunião dos BRICS
O encontro reuniu autoridades dos países-membros dos BRICS para debater temas estratégicos para o futuro da mobilidade e da infraestrutura. Ao final da reunião, foi assinada uma Declaração Conjunta com compromissos que visam fortalecer a cooperação em transportes como instrumento para impulsionar o crescimento econômico, a conectividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento entre os países do grupo.
Um dos temas destacados como prioridade da declaração é a descarbonização dos portos e do transporte marítimo. Isso reforça o compromisso da ANTAQ, do governo brasileiro e dos BRICS em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para uma economia de baixo carbono.
Sob a presidência brasileira do grupo em 2025, a Declaração concentrou seis eixos prioritários: infraestrutura de transportes sustentável e resiliente; descarbonização de portos e do transporte marítimo; combustíveis sustentáveis para a aviação; conectividade aérea; mobilidade urbana sustentável; e a proposta de criação de uma Aliança Internacional de Logística do BRICS. Coordenaram a reunião os Ministérios de Portos e Aeroportos, dos Transportes, e de Cidade.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários