SENAI CETIQT inaugura primeira fábrica modelo de confecção 4.0 do Brasil

O SENAI CETIQT – braço do SENAI voltado para a indústria têxtil e da moda, e responsável por consultorias para o setor e qualificação profissional, é pioneira no Brasil em desenvolvimento da primeira fábrica 4.0.  O protótipo desenvolvido possibilita a criação e confeccção de roupas pelo próprio consumidor.

O projeto se mostra ainda mais promissor para consumidores que têm dificuldade em comprar roupas no modelo desejado e os impactos ambientais também foram minimizados, como não usar água nem no pré e pós tratamento do tecido. Existe também a reutilização de todas as sobras de produtos para gerar novos sub-produtos.

A fábrica foi desenvolvida 100% pelo SENAI CETIQT em parceria com o SENAI Rio de Janeiro e o SENAI Bahia (SENAI CIMATEC). Foi lançada em outubro de 2017 e teve um investimento aproximado de 2,5 milhões de reais.

Robson Wanka, engenheiro à frente do projeto no SENAI, esclarece que o protótipo não está à venda, nem para ser licenciado ou alugado, serve, essencialmente, para demonstrar os conceitos da Indústria 4.0 e guiar a sociedade industrial na implementação dessa concepção.

Entrevistas

Rolar para cima