O Auxílio Gás deste mês será pago nesta terça-feira (28/10) aos beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. O valor do benefício é de R$ 108 e segue o cronograma do Bolsa Família, que conclui os pagamentos para beneficiários com NIS final 0 até 31 de outubro.
O programa tem duração prevista até o fim de 2026 e atualmente beneficia 5,01 milhões de famílias em todo o Brasil. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em 2022, o valor do Auxílio Gás passou a cobrir 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destinou mais de R$ 542 milhões para os pagamentos do programa.
Quem pode receber o Auxílio Gás
Podem receber o Auxílio Gás apenas famílias inscritas no CadÚnico que tenham, entre seus membros, ao menos uma pessoa beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A lei que criou o programa também determina prioridade para mulheres responsáveis pela família, em especial aquelas vítimas de violência doméstica. Essa medida reforça o papel das mulheres na garantia de segurança alimentar e no acesso a recursos essenciais para a família.
O benefício é pago duas vezes a cada semestre, seguindo o calendário definido pelo Bolsa Família, e busca minimizar o impacto do preço do gás de cozinha, um dos itens mais importantes do orçamento doméstico de famílias de baixa renda.
Substituição gradual do Auxílio Gás
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. Diferente do modelo atual, em que o benefício é pago em dinheiro, o Gás do Povo permitirá que as famílias retirem a recarga do botijão diretamente em revendedoras credenciadas.
A expectativa do governo é triplicar o número de beneficiários, alcançando cerca de 15 milhões de famílias em todo o Brasil. O novo formato pretende aumentar o alcance do programa, garantindo maior segurança no acesso ao gás de cozinha e reduzindo a vulnerabilidade das famílias de baixa renda.
Leia Também: Confira como vai funcionar o programa Gás do Povo
Impacto social do Auxílio Gás
O Auxílio Gás é considerado um dos programas mais importantes de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além de garantir o acesso a um recurso essencial, contribui para reduzir desigualdades econômicas e promover segurança alimentar.
A manutenção do programa até 2026, combinada com a introdução do Gás do Povo, demonstra a estratégia do governo em ampliar a cobertura social, tornando o benefício mais eficiente e abrangente para milhões de brasileiros.
Por Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Francisco Gomes
Com informações da Agência Brasil


