Bateria chinesa de veículo elétrico permite jornada de 1.000 quilômetros com uma única carga

A fabricante líder de baterias automotivas de íons de lítio da China, Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL), revelou na quinta-feira (23) uma nova bateria de veículos elétricos com autonomia de mais de 1.000 quilômetros com única carga.

Com a terceira geração de tecnologia cell-to-pack (CTP, célula-a-pacote), a bateria chamada Qilin, ou bateria CTP 3.0, tem uma eficiência de utilização de volume de 72% e uma densidade de energia de até 255 WH/kg para sistemas de baterias ternárias, sendo o mais alto nível de integração do mundo, de acordo com a CATL. A bateria recebeu o nome de uma criatura lendária chamada \”Qilin\” na mitologia chinesa.

Integrando células diretamente em pacotes sem módulos, a tecnologia CTP melhora a densidade de energia do sistema, simplifica a fabricação e ajuda a reduzir custos. Além disso, a bateria CTP 3.0 apresenta avanços na vida útil, segurança, velocidades de carregamento e desempenho em baixas temperaturas.

A confiabilidade do ciclo de vida completo do produto e a resistência a choques e vibrações são aprimoradas pela unidade de energia integrada, que é composta pela célula e um interlayer elástico multifuncional.

A bateria possui estabilidade térmica e segurança e, portanto, é compatível com materiais de maior densidade energética em atualizações de produtos. Em circunstâncias extremas, a célula pode ser resfriada rapidamente, evitando assim a condução térmica anormal entre as células. Além disso, o carregamento leva apenas 10 minutos no modo rápido.

Estima-se que as baterias Qilin entrem em produção em massa e cheguem ao mercado em 2023, segundo a CATL.

Fonte: Xinhua
Foto: Xinhua/Lin Shanchuan

Entrevistas

Rolar para cima