Belém recebe, nesta e na próxima semana, duas obras estratégicas para a realização da COP30: a ponte de acesso rápido que liga o Porto de Outeiro aos locais do evento, com entrega marcada para este sábado (18/10) e o próprio Porto de Outeiro, totalmente revitalizado, cuja inauguração está prevista para 24 de outubro.
As embarcações permanecerão atracadas no Porto de Outeiro, e a nova ponte garantirá o acesso rápido – estimado em cerca de 25 minutos – entre o terminal e os locais oficiais da conferência.
As reservas de hospedagem já estão disponíveis no site oficial da COP30, incluindo opções em navios de cruzeiro que oferecem cerca de 6.000 leitos em cabines confortáveis. As duas novas estruturas vão garantir, durante a COP30, hospedagem e mobilidade para as delegações nacionais e internacionais.
O deslocamento do porto até a Blue Zone, local principal do evento, será realizado por ônibus oficiais da COP30, disponíveis de forma contínua e gratuita. O trajeto, com menos de 20 km de distância, utilizará faixas exclusivas de BRT e a nova ponte de acesso rápido, construída pelo Governo do Estado para agilizar a mobilidade.
Após o evento, o Porto de Outeiro passará a integrar a rota do turismo de cruzeiros da capital paraense, fortalecendo a economia e o potencial turístico da região. A obra é um dos principais legados da conferência para o desenvolvimento regional de Belém.
Com informações do Portal COP30