Boa Vista, capital de Roraima, agora tem um novo título: capital nacional da paçoca de carne com farinha. Um prato marcado pela mistura de simplicidade, sabor e muita história, que ganhou reconhecimento nacional com a sanção da lei.
Carne de sol desfiada, socada no pilão e misturada à farinha de mandioca torrada. Às vezes, temperada com a ardência da pimenta murupi, típica da região. Esse é o sabor de Roraima e símbolo da identidade gastronômica local, presente nas mesas de turistas, trabalhadores rurais e famílias que passam a receita de geração em geração, tornando o prato parte da própria história do estado. A paçoca traduz identidade, resistência e pertencimento. Agora, toda essa tradição ganha reconhecimento nacional. A lei sancionada que confere o título ao município de Boa Vista busca valorizar a cultura local, além de preservar o patrimônio imaterial do estado, e que hoje simboliza a força de uma região que faz da simplicidade um marco cultural. Relator da proposta que originou a lei, o senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, afirma que a medida valoriza a história, a cultura e fortalece a economia local por meio do turismo gastronômico. Para ele, o reconhecimento projeta Boa Vista no cenário nacional e reforça o orgulho do povo roraimense.
“A paçoca de carne com farinha boavistense transcende a mera culinária, enraizando-se profundamente na história e no cotidiano de Roraima, onde se estabeleceu como alimento fundamental para viajantes, trabalhadores, rurais e para as famílias”. Ressaltou o Senador Chico Rodrigues.
Antes do reconhecimento nacional, a Paçoca de Carne com Farinha já era celebrada como patrimônio cultural em Boa Vista e em todo o estado de Roraima.
Agora com a lei, o prato típico ultrapassa as fronteiras regionais e se firma como símbolo de identidade de seu povo. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.
Fonte: Senado