Em menos de uma hora, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) conseguiu conter um incêndio de grandes proporções na OTX Recicle, fábrica de reciclagem de isopor e plástico, na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus. O fogo começou por volta das 20h deste sábado (1º) e foi controlado em cerca de 40 minutos, evitando que se espalhasse para imóveis vizinhos.
Leia também
Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de reciclagem em Manaus
A operação mobilizou 47 bombeiros e 11 viaturas, incluindo caminhões de combate a incêndio, unidades de salvamento, ambulâncias e o uso de um drone para monitoramento aéreo. Brigadistas da própria empresa também atuaram no local, reforçando a linha de contenção.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a rápida mobilização foi essencial para o resultado positivo. Ele explicou que o incêndio foi identificado por uma equipe que realizava patrulhamento de rotina e visualizou uma coluna de fumaça.
“O incêndio foi detectado por uma das nossas viaturas que patrulhavam as ruas. Foi verificada a coluna de fumaça e imediatamente nós deslocamos viaturas para o local. Em cinco minutos, já estávamos no local. A detecção imediata e o plano de resposta eficiente foram decisivos para impedir que o fogo atingisse outras áreas do galpão”, afirmou o comandante.

Segundo Muniz, o material armazenado no espaço era altamente inflamável, o que exigiu grande volume de recursos. “Foram utilizados cerca de 45 mil litros de água durante o combate, com o apoio de caminhões autotanque recém-entregues pelo Governo do Estado, de alta capacidade de bombeamento”, detalhou.
O comandante informou que as causas do incêndio ainda serão apuradas. Uma das linhas de investigação é a de incêndio criminoso. “Funcionários relataram ter visto pessoas lançando líquido sobre uma área de processamento de isopor. O secretário de Segurança Pública esteve no local e, caso a suspeita se confirme, será aberta investigação detalhada”, explicou Muniz.
Com informações da Agência Amazonas



