Ocorreu, na manhã desta terça-feira (9/9), a cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. A unidade promove a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas. O evento contou com a participação do presidente Lula.
O CCPI tem investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura funciona como núcleo de inteligência e cooperação policial, além de fortalecer a presença do Estado e das forças engajadas na prevenção, repressão, inteligência policial e investigação de crimes na região amazônica.
O Centro vai articular a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as forças policiais dos nove estados da Amazônia Legal. O apoio do Fundo Amazônia à PF também abrange a operação Ouro-Alvo, uma nova estrutura que permitirá rastrear a origem do ouro, combater a grilagem de terras públicas, a lavagem de dinheiro e outros ilícitos associados ao desmatamento.
A inauguração da unidade, localizada na Avenida Jacira Reis, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital amazonense, contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do senador Omar Aziz (PSD-AM) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Fortalecimento
O Centro integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), que recebeu R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para ampliar a capacidade de inteligência, fiscalização e repressão contra crimes que afetam a floresta. Além do Centro, os recursos apoiam a aquisição de helicópteros, lanchas blindadas, viaturas e drones, para ampliar a atuação integrada das forças de segurança federal e dos nove estados da Amazônia Legal.
Fonte: Planalto