O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, se reuniu nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA), com o ministro de Comércio Exterior e Desenvolvimento da Finlândia, Ville Tavio, para discutir novas parcerias e reforçar a colaboração já existente em inovação e sustentabilidade entre os dois países.
O país nórdico é referência em inovação e circularidade e ocupa a 7ª posição no Índice Global de Inovação. Em conjunto com a MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), a CNI e a Business Finland organizaram duas imersões para o país, em outubro de 2022 e setembro de 2025.
Presente na COP30, a Finlândia promoverá no dia 13, em parceria com a CNI, um painel sobre Economia Circular.

“A Finlândia tem uma política de economia circular referência mundial, e o sucesso dessa política se deve a um ecossistema de inovação consolidado, com articulação do setor público e privado”, destacou Alban. Ele reforçou que a CNI tem todo o interesse em colaborar e formar novas parcerias com o país na área da inovação. Segundo o ministro finlandês, o Brasil é uma das prioridades na estratégia de comércio exterior do país.
“Estamos criando um conselho internacional para que possamos dar sequência a essas discussões bilaterais. Também estamos inaugurando um Instituto de Inovação focado em bioeconomia e economia circular para que possamos interagir ainda mais com as novas tecnologias nessa área de sustentabilidade”, ressaltou Alban.
O presidente da CNI, juntamente com presidentes de federações da indústria que acompanham a comitiva em Belém, aproveitou a oportunidade para convidar o ministro para a abertura oficial do estande da CNI na COP, nesta terça-feira, às 12h
Leia Também: Alemanha e Espanha anunciam doação de US$ 100 mi



