O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou em quase 100% o volume de crédito concedido ao Amazonas em 2025, alcançando R$ 767 milhões em 728 operações até setembro, cerca de R$ 250 milhões a mais do que todo o montante liberado em 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23/10), durante o workshop de apresentação do programa Mais Inovação, realizado em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
O encontro, promovido em Manaus, reuniu empresários, gestores públicos e agentes financeiros para detalhar as novas linhas de financiamento voltadas à inovação tecnológica, que oferecem condições diferenciadas para empresas das regiões Norte e Nordeste. O programa contempla crédito para aquisição de máquinas e equipamentos inovadores, transformação digital e modernização de centros de pesquisa e desenvolvimento.
De acordo com a chefe do Departamento de Operações do BNDES, Camila Carvalho Costa, o Mais Inovação foi desenhado para tornar o acesso ao crédito mais rápido e competitivo.
“Em algumas linhas, os recursos podem ser liberados em até um dia útil após a aprovação. As taxas partem de 9% ao ano, com prazos de até 10 anos e carência de dois anos para início do pagamento”, explicou.
Representando a Sedecti, a secretária-executiva adjunta Tayana Rubim destacou, na abertura do evento, a importância da cooperação entre o Estado e o BNDES para fortalecer o ambiente de negócios.

“Tudo o que podemos fazer para contribuir com o nosso ambiente de negócios, temos total disposição em apoiar. O programa Mais Inovação é uma excelente notícia, e acreditamos que é apenas o primeiro passo de uma caminhada de cooperação e desenvolvimento”, afirmou.
Sobre o programa de créditos
O programa Mais Inovação, iniciativa do BNDES lançada em 2024, busca estimular o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas brasileiras, com foco em sustentabilidade e transformação digital. No Amazonas, a Sedecti atua como parceira do BNDES na mobilização de empreendedores e instituições para que aproveitem as oportunidades de financiamento e ampliem a competitividade regional.
Com informações da Sedecti



