Cresce 9.5 pontos a confiança dos investidores da zona do euro em fevereiro

Indicador atingiu seu nível mais alto desde março de 2022

A confiança dos investidores da zona do euro melhorou pelo quarto mês consecutivo em fevereiro, atingindo seu nível mais alto desde março de 2022, mas permaneceu em território negativo à medida que a possibilidade de uma economia estagnada entra em foco, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira (6).

índice Sentix para a zona do euro subiu para -8,0 pontos em fevereiro, de -17,5 em janeiro, superando as expectativas dos analistas de uma leitura de -12,8.

“O aumento de 9,5 pontos sinaliza que uma recessão está fora de questão por enquanto. Em vez disso, o cenário de estagnação está ganhando contorno”, já que a ausência de uma crise de energia e balanços corporativos otimistas contribuem para uma reviravolta, disse Patrick Hussy, diretor-geral da Sentix em um comunicado.

Um índice de expectativas subiu para -6,0, de -15,8 em janeiro, atingindo seu nível mais alto desde fevereiro passado, enquanto um índice sobre a situação atual também subiu, para -10,0 de -19,3.

Hussy disse que em pontos de inflexão econômica, o índice de expectativas normalmente se torna positivo mais rapidamente do que o índice de situação atual, o que não tem acontecido até agora: “Os investidores esperam que o status quo da economia seja mantido até certo ponto”.

A pesquisa com 1.317 investidores foi realizada entre 2 e 4 de fevereiro, disse a Sentix.

Fonte: Reuters

Última Edição

Entrevistas

Rolar para cima