O curso de educação a distância “Introdução aos Sistemas Agroflorestais na Amazônia” aborda de forma didática modelos sustentáveis de uso da terra, por meio de conteúdos que incluem desde o planejamento da atividade até recomendações de manejo eficiente desses sistemas de produção. A capacitação é on-line e gratuita, disponível na plataforma e-Campo, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Embrapa.
“Como estratégia para tornar o conteúdo mais próximo da realidade amazônica, utilizamos conceitos e experiências de agricultores que mostram na prática como os SAFs transformam o uso da terra na Amazônia. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem que possibilite implantar e aplicar técnicas de manejo sustentável na condução desse modelo de produção na região amazônica”, explica o pesquisador da Embrapa Acre, Eufran Amaral.
A capacitação é dirigida a diferentes públicos, e inclui uma versão para os falantes de Espanhol, especialmente, agricultores familiares, extensionistas, empresários do setor agropecuário, estudantes de curso técnico profissional, de graduação e pós-graduação em Agronomia e profissionais de áreas correlatas.
Com carga horária de 40 horas, o curso está dividido em três módulos. O primeiro aborda os princípios e classificações dos Sistemas Agroflorestais e sua aplicação prática na Amazônia. No segundo módulo, são destacadas as diferentes etapas do planejamento e implantação de SAFs, considerando desde o preparo da área até a manutenção do sistema e informações sobre a sua viabilidade econômica. Por último, a capacitação possibilita o compartilhamento de conhecimentos adquiridos em experiências práticas de produtores rurais da Amazônia com esses sistemas.
Uso dos SAFs
Os SAFs são sistemas produtivos versáteis, que combinam árvores, culturas agrícolas e animais em uma mesma área, de forma integrada. Estudos da Embrapa e de outras instituições de pesquisa comprovam que o uso dessa estratégia de produção representa uma solução eficaz para a recuperação de áreas degradadas, manutenção da floresta em pé e recuperação de passivos ambientais e uma alternativa para minimizar os impactos das mudanças climáticas na Amazônia e em outras regiões.
Além de oferecer múltiplos serviços ambientais e promover a diversificação da produção agrícola, florestal e pecuária, possibilitando a geração contínua de renda na propriedade, os sistemas agroflorestais também contribuem para a segurança alimentar das famílias rurais.
O curso é um dos resultados do projeto “Inovações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira (Inova Amazônia)”, executado pela Embrapa do Acre (Rio Branco, AC), Amazônia Oriental (Belém-PA), Amazônia Ocidental (Manaus, AM), Roraima (Boa Vista, RR), Amapá (Macapá, AP), Rondônia (Porto Velho, RO), Cerrados (Planaltina, DF) e Meio Norte (Teresina, PI), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Vitrine de capacitações e-Campo
A plataforma e-Campo é um espaço destinado à oferta de capacitações on-line desenvolvidas pela Embrapa e instituições parceiras. O objetivo é possibilitar o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias geradas pela pesquisa, com públicos distintos, e contribuir com a formação continuada, em diferentes temáticas. São disponibilizadas capacitações em diversos formatos, em linguagem didática e de fácil entendimento. Os conteúdos podem ser acessados por computador, tablet ou telefone celular, de qualquer parte do Brasil e em mais de 100 países.
Inscreva-se no curso “Introdução aos Sistemas Agroflorestais na Amazônia” aqui. ]
Fonte: EMBRAPA