Embratur destaca Manaus entre os destinos mais procurados por estrangeiros em janeiro

Capital amazonense fica atrás apenas de Natal e Salvador e é a única da Amazônia entre as seis capitais preferidas pelos turistas internacionais no primeiro mês de 2024
Vista aérea de Manaus, com destaque para o Teatro Amazonas. Foto: Kadu Oliveira

Da Redação, com informações da Embratur e Agência Amazonas

Um levantamento divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostra Manaus (AM) como o terceiro destino que será mais procurado pelos turistas internacionais em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023. A capital amazonense é a única da Amazônia que se destaca nas projeções da autarquia para o primeiro mês do ano. As outras capitais são Natal (RN) e Salvador (BA), com aumento de 26,6% e 24,7% no número de estrangeiros (ambas à frente de Manaus, cuja projeção é de 23,7%), Rio de Janeiro (RJ), 19,9%, São Paulo (SP), 17,7%, e Recife (PE), 6,7%.

Os dados nacionais revelam permanência de Manaus entre os destinos preferidos de turistas estrangeiros, já que em janeiro de 2023, segundo divulgado pela Agência Amazonas de Notícias, a cidade também teve aumento de 30,5% no número de visitantes estrangeiros no comparativo com o mesmo período de 2022. A capital amazonense é conhecida pelas belezas naturais, culturais e históricas, que atraem principalmente turistas da Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália. O Teatro Amazonas, bem como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Porto de Manaus e o Museu de Manaus estão entre os locais históricos mais visitados pelos turistas internacionais. Na lista dos atrativos naturais estão a Ponta Negra, o Encontro das Águas, Museu da Amazônia e os balneários.

O estado também ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais e nacionais, saindo da capital, em 2023, com o lançamento de voo que conecta Manaus a Bogotá, na Colômbia, sem escalas, operado pela Avianca. Nacionalmente, foram lançadas novas rotas para o Rio de Janeiro e voos diretos para São Paulo e Belém.

Verão é o período mais forte para o mercado nacional

Embora os estados do Norte estejam no chamado “inverno amazônico”, oficialmente, o Brasil está no verão, que é um período de alta temporada, tendo o mês de janeiro como destaque. De acordo com o Painel de Dados da Embratur, o número total de assentos em voos para o mês de janeiro será de 1.421.301 para 6.103 voos.

O presidente da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), Toni Sando, está entre os que veem o potencial econômico de janeiro para o Brasil. “Os números já comprovam o otimismo do setor. Todos os movimentos estão favoráveis para que o turismo possa voltar a ter seu papel de destaque no mercado nacional”, afirma. “O Brasil está voltando às prateleiras das operadoras, e trazendo o estrangeiro pra cá. Isso vai ser positivo para todos”, completa.

Entre os maiores visitantes, o presidente da Unedestinos destaca os argentinos. “O trabalho que foi feito na Argentina recentemente já tinha criado um grande estímulo de venda de produtos para cá. Estamos otimistas que o Brasil volte em destaque nas prateleiras de produtos de países vizinhos e para a Europa e Estados Unidos, para atraí-los também nas próximas temporadas”, opina.

País supera o número de turistas internacionais registrado antes da pandemia

Em novembro de 2023, o Brasil superou, pela primeira vez, a marca de turistas internacionais que entraram no Brasil em 2019, período pré-pandemia de Covid-19: o país registrou 504.395 entradas de visitantes do exterior, 7% a mais que os 471.671 registrados no mesmo período daquele ano. Esse também foi o segundo maior novembro da história, perdendo apenas para o 11º mês de 2015.

Os números foram divulgados em dezembro passado pela Gerência de Dados da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF). No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o Brasil registrou 5.287.170 turistas internacionais. As estimativas da Agência em novembro indicavam que até 31 de dezembro de 2023, essa cifra estaria em aproximadamente 6 milhões de visitantes internacionais.

Turismo interno – Um desafio que o presidente da União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), Toni Sando, aponta é fazer o brasileiro viajar mais pelo Brasil. “O trade também precisa fazer a sua parte, criando produtos, fazendo atrativos. Para mostrar para o brasileiro como é bom viajar por aqui. A gente costuma dizer que o Brasil não conhece o Brasil. Precisamos estimular o brasileiro a viajar por aqui, pois o país tem muitas atrações a serem descobertas”, lembra.

Turismo de negócios – Até mesmo o setor de turismo de negócios terá movimentação em janeiro, conforme destaca o presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Paulo Ventura. Ele destaca que, apesar de uma percepção geral de que os meses de janeiro e fevereiro seriam fracos para o segmento, a realidade “não é bem assim”. “Em janeiro, temos feiras de ponta que são verdadeiros ‘abre alas’ da economia brasileira”, diz.

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