Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, do Rio de Janeiro a Boa Vista (RR), nesta semana, 14 caixas de insumos essenciais para o combate à malária. O material será utilizado pelo Governo Federal nas ações de enfrentamento à doença na Terra Indígena (TI) Yanomami, uma das áreas mais afetadas pela crise sanitária no Norte do país.
A operação foi conduzida pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II, sob coordenação da Casa de Governo em Roraima, e realizada por um KC-390 Millennium do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.
Entre os materiais enviados estão glicerol e álcool metílico, substâncias utilizadas em diagnósticos laboratoriais de malária. Após o preparo em Boa Vista, os insumos serão distribuídos conforme a necessidade das comunidades Yanomami, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y). A carga é suficiente para garantir o abastecimento por 12 meses.

Operação na TI Yanomami
A Operação Catrimani II reúne Forças Armadas, órgãos de segurança pública e diversas agências federais, sob a coordenação da Casa de Governo de Roraima, para ações integradas na Terra Indígena Yanomami. Criada a partir da Portaria GM-MD nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024, a iniciativa tem caráter preventivo e repressivo, voltado ao combate ao garimpo ilegal, aos crimes ambientais e às atividades ilícitas nas áreas de fronteira.
Com informações da Agência Gov e da FAB



