Filhote de gato-maracajá é resgatado em situação crítica pela PRF do Amapá

Segundo técnicos do IBAMA, animal tem cerca de 45 dias de vida e já está sendo cuidado por biólogos e veterinários no Centro de Triagem de Animais Silvestres
Filhote de gato-maracajá resgatado em Porto Grande (AP). Foto: Cetas/IBAMA/Divulgação

Da Redação

Um filhote de gato-maracajá com não mais que 45 dias de vida foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal do Amapá (PFR) extremamente debilitado e necessitando de atendimento veterinário urgente em Macapá.

Segundo informações da PRF, o felino foi encontrado na madrugada de domingo, 17, no Corpo de Bombeiros do município de Porto Grande, localizado a 114 km da capital, Macapá. A PRF foi acionada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá para efetuar o resgate.

O filhote foi transportado para Macapá e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS IBAMA) e, de acordo com a PRF, já está sendo medicado/cuidado pela equipe técnica de biólogos e veterinários. Até o momento, as informações sobre o estado de saúde do animal não foram atualizadas.

O gato-maracajá, que tem nome científico de “Leopardus Wiedii”, é uma espécie quase ameaçada de extinção, conforme classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). No Brasil, ele é encontrado com maior frequência na Amazônia e na Mata Atlântica.

Segundo informações do National Geographic, estima-se que existem entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos na natureza no país, com tendência de 10% de redução em menos de 15 anos, em consequência da “caça feita por criadores de aves domésticas e a derrubada e fragmentação do seu habitat (que) colocam a espécie em risco grave.”

*Com informações da PRF

Entrevistas

Rolar para cima