Nesta terça-feira (9/9), o presidente Lula e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participaram, em Manaus, da cerimônia de entrega da Infovia 04 e do lançamento das obras de integração das Infovias do Programa Norte Conectado. Com investimento de R$ 118 milhões, a nova infraestrutura digital vai beneficiar cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades: Boa Vista, Caracaraí e Rorainópolis (Roraima) e Barcelos (Amazonas), levando internet de alta qualidade para escolas públicas, hospitais, universidades, prefeituras e outros serviços essenciais.
O novo sistema de comunicação combina cabos terrestres e submersos em rios, interligando Boa Vista à Vila de Moura, localizada em Barcelos, em um trajeto de 610 quilômetros. Em Rorainópolis, a área contemplada será o distrito Santa Maria do Boiaçu.
O backbone terá capacidade inicial de 200 Gb/s, podendo chegar a 4 Tb/s, o que representa um aumento de 13 vezes na oferta atual de banda larga em Roraima, de acordo com projeções do Ministério das Comunicações. Segundo a Agência Gov, os serviços digitais viabilizados incluem telemedicina, educação a distância e segurança de fronteira.
Durante a agenda, o presidente e o ministro percorreram um trecho a bordo de uma balsa para acompanhar o processo de lançamento do cabo subfluvial de fibra óptica no leito do rio. Esta etapa é essencial para ampliar a infraestrutura de conectividade da região amazônica.
Sobre o Norte Conectado
Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Norte Conectado tem como objetivo expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, promovendo inclusão digital, educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico sustentável. Com a implantação das Infovias, serão mais de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais lançados, interligando capitais e municípios em toda a Amazônia Legal.
Fonte: da redação com informações da Agência Gov e da Agência Brasil