O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que cerca de 4 milhões de beneficiários precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio do pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios. Todos os segurados que precisam cumprir essa exigência já foram notificados pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do extrato bancário em que recebem o benefício.
Segundo o instituto, as notificações foram enviadas apenas aos beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema. A partir da data do aviso, cada segurado terá 30 dias para regularizar a situação e realizar o procedimento.
A autarquia explicou que o processo pode ser feito de três maneiras:
– Pelo site ou aplicativo Meu INSS, seguindo as instruções de reconhecimento facial;
– De forma online, por meio do aplicativo ou site de alguns bancos conveniados;
– Ou presencialmente, diretamente na agência bancária responsável pelo pagamento, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Mesmo com o sistema de comprovação automática, o INSS destaca que, em alguns casos, não é possível confirmar o procedimento sem a ação do beneficiário, que deve realizar a prova de vida pelos canais disponíveis.
A autarquia reforça que o processo é essencial para garantir a segurança do sistema previdenciário e evitar fraudes.
“A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país”, informou.
INSS alerta
O instituto também emitiu alerta contra golpes: aposentados e pensionistas devem desconfiar de ligações, mensagens ou visitas de supostos servidores que solicitam dados pessoais ou prometem agendar a prova de vida. O INSS não envia mensagens via WhatsApp, SMS ou aplicativos ameaçando bloqueio de benefícios, tampouco realiza visitas domiciliares para recolher documentos.Em caso de dúvida, o beneficiário deve recorrer apenas aos canais oficiais: o site oficial, o aplicativo Meu INSS ou a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com informações da Agência Brasil



