Nesta quarta-feira (30/7), Macapá inaugurou seu primeiro Hub de Inovação privado. O espaço é fruto da parceria entre a startup amapaense Amazoom Coworking e a aceleradora cearense, Casa Azul Ventures, que tem como foco o desenvolvimento de startups e negócios de impacto ligados à bioeconomia e sustentabilidade.
Presente no evento, o vice-governador do Amapá, Teles Junior, pontuou a iniciativa como salto para o futuro das startups e para a aceleração de novos negócios, que devem contribuir com o fortalecimento econômico no estado.
“Parabeninzo o CEO da Amazoom Coworking, Mauricio Santo, e o empresário Filipe Dummar, CEO da Casa Azul, pelo convite e iniciativa. Tenho alegria em participar desse momento que com certeza levará os níveis de negócios no ramo das startups para outro patamar a partir do modelo em que essas aceleradoras conseguem potencializar as pequenas empresas, atraindo investidores e novos fundos de investimento no setor privado”, destacou Teles Junior.
O vice-governador afirmou ainda que a parceira da aceleradora nordestina com o Amapá, seja no cenário com instituições públicas ou privadas, eleva a qualificação e profissionalização de projetos em andamento em todo o estado.
O evento de lançamento contou com dinâmica, mesa redonda sobre diversidade do desenvolvimento, além de diálogo direto entre setor público e inovação, e muito network entre os participantes. O espaço possui cerca de 900m², com salas de reunião, estúdios, auditórios e espaços colaborativos que pode sediar eventos de negócios e formações.
Há mais de nove anos no mercado e mais de 90 negócios de sucesso, o empresário da Casa Azul, Filipe Dummar, destaca que irá dedicar a experiencia na bagagem para contribuir coletivamente num processo de construção.
“Nossa meta na parceria com Amazon Hub de Inovação é atrair o capital de investimento de negócios de base tecnológica, para dentro da região amapaense, amazônica que tem um enorme diferencial e potencial na inovação”, referenciou o empresário.
O evento de inauguração contou com a dinâmica inovadora conhecida como Pitch Reverso, em que a lógica tradicional é invertida: em vez de startups apresentarem suas soluções, serão os investidores, órgãos públicos e grandes instituições que irão expor seus principais desafios, permitindo que startups e empreendedores locais proponham soluções tecnológicas sob medida para essas demandas. A dinâmica promove o diálogo direto entre setor público e inovação, com foco em eficiência, impacto e cocriação de soluções.
Segundo o empreendedor do Hub de Inovação, Mauricio Santo, a meta é desenvolver novas ideias para mercado nacional e internacional.
“Nosso foco agora, com o apoio da Casa Azul é poder contribuir com o desenvolvimento de novas ideias e leva-las ao mercado nacional e internacional através das parcerias da academia, dos investidores e demais parceiros e alavancar na geração de novos empregos e na economia amapaense”, afirmou Mauricio Santo.
Fonte: Agência Amapá