Manaus sofre as consequências do apagão nacional, nesta terça-feira

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais e vão reagendar atendimentos nos PACs, Detran, Sine Manaus devido ao apagão nacional
Fonte: Divulgação/Karpowership Brasil

O Governo do Amazonas, em razão do apagão no sistema interligado do Linhão do Tucuruí, ocorrido nesta terça-feira (15/08), mantém serviços essenciais e vai reagendar atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Para evitar transtornos no trânsito, a Prefeitura de Manaus agiu prontamente, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), posicionando agentes nas ruas para controlar o fluxo de veículos e na questão de busca por emprego, o Sine Manaus informa que os atendimentos previstos para hoje foram reagendados para amanhã (16/08). A falta d’água nas torneira foi uma das principais consequências do apagão nacional.

Sem água e sem energia elétrica a população manauara sofre ainda mais nesse período de verão intenso, com temperatura acima dos 32ºC, nesta manhã.

A Águas de Manaus informa que o serviço de abastecimento de água em Manaus foi impactado pela falta de energia ocorrida na manhã desta terça-feira.

Todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital.

Todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações no abastecimento de água durante a terça-feira. A previsão é que, após energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas.

A Águas de Manaus reforça que está com equipes mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

PAC

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) informa que todos os atendimentos previstos para as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que não forem possíveis de realizar, serão reagendadas pelas instituições parceiras.

Da mesma forma, os atendimentos às Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas terão nova data de agendamento. O Serviço Emergencial de Apoio à Mulher (Sapem) está funcionando em regime de plantão, presencialmente.

Saúde

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), os atendimentos nas unidades de saúde estão ocorrendo de forma manual e os servidores estão reforçando os trabalhos para garantir a realização dos serviços, na capital e nos cinco municípios que foram afetados pela falta de energia.

As unidades de alta e média complexidade possuem gerador de energia e os serviços essenciais estão sendo mantidos normalmente.

Segurança

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que os atendimentos realizados pelas Forças de Segurança e Salvamento seguem normalmente.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que todas as delegacias da capital e interior do Estado estão funcionando normalmente para atendimento nesta terça-feira (15/08), das 8h às 17h.

E as centrais de flagrantes 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), funcionam em regime de plantão 24h.

Educação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar informa que as aulas nas unidades escolares da rede estadual foram encerradas e os estudantes liberados após a merenda escolar. A Secretaria de Educação aguarda uma previsão da empresa Amazonas Energia para definir as aulas do período da tarde.

Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que os atendimentos que foram afetados, nesta terça-feira (15/08), poderão ser realizados ao longo da semana, sem a necessidade de reagendamento. É necessário apresentar apenas o comprovante do agendamento do dia em questão.

Procon

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) suspendeu todos os atendimentos no dia de hoje (15/08), e os atendimentos retornam normalmente amanhã (16/08), das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento.

Mobilidade urbana

Na manhã desta terça-feira, 15/8, a cidade de Manaus enfrentou um apagão que deixou os semáforos inoperantes. Para evitar transtornos no trânsito, a Prefeitura de Manaus agiu prontamente, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), posicionando agentes nas ruas para controlar o fluxo de veículos.

Essa medida garantiu que o tráfego fluísse sem problemas, até que a situação fosse totalmente normalizada, evitando potenciais acidentes.

O IMMU reforça que está com agentes em todas as zonas da cidade e manterá as equipes de trânsito realizando rondas nas vias, para que possam agir em caso de necessidade.

Emprego

O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine/Am), gerenciado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), informa que devido à falta de energia que ocorreu na manhã desta terça-feira (15/08), em apagão nacional, o sistema utilizado para cadastro foi afetado e os serviços foram suspensos.

Os atendimentos previstos para hoje foram reagendados para amanhã (16/08).

MME

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

*Com informações da Agência Amazonas, Semcom/Manaus e MME

Entrevistas

Rolar para cima