Missão Comercial Chile reuniu 35 empresas brasileiras e compradores de 7 países da região

Missão comercial aconteceu nos dias 23 e 24 de julho de 2024

Nos dias 23 e 24 de julho de 2024, a capital chilena, Santiago, foi palco de mais uma ação estratégica para o mercado de móveis na América Latina: a Missão Comercial Chile 2024, promovida por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture. 

Organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a iniciativa reuniu 35 empresas brasileiras ligadas ao projeto e 23 compradores internacionais de sete países distintos: Chile, Paraguai, Guatemala, República Dominicana, Equador, Uruguai e México.

O encontro, delineado para fortalecer as relações comerciais e expandir a presença de móveis brasileiros na região, resultou em 323 rodadas de negócios. O êxito da missão pode ser mensurado pelos números alcançados: foram estabelecidos 344 contatos, dos quais 250 foram novas conexões, movimentando cerca de US$ 15,115 milhões em negócios fechados ou prospectados para os próximos 12 meses.

Resultados Gerais Missão Comercial Chile 2024: https://www.youtube.com/watch?v=9CaNtdbyrLY

O desempenho confirma o potencial de ampliação da presença do mobiliário nacional em diferentes mercados, reafirmando os investimentos constantes na modernização dos parques fabris, bem como a capacidade produtiva, a qualidade material e o design original dos produtos desenvolvidos pela indústria brasileira de móveis, maior produtora do setor na região e a sexta maior do mundo. 

Além disso, também reflete as vantagens estratégicas proporcionadas pelo acordo de livre-comércio no Mercosul, que elimina tarifas aduaneiras e facilita a entrada dos produtos brasileiros nesses mercados.

Mercado chileno – Além de fortalecer laços comerciais, a Missão Comercial serviu, portanto, como uma vitrine para as empresas brasileiras apresentarem produtos que combinam qualidade, design e sustentabilidade, elementos cada vez mais valorizados no mercado chileno. O Chile tem se consolidado como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, impulsionando o acesso à moradia e bens de consumo para sua população. Dentre esses bens, os móveis ganham uma participação importante, com as famílias destinando, em média, 5,25% de suas receitas para a categoria.

Com um potencial de crescimento a curto e médio prazos estimado em US$ 57,6 milhões, as exportações brasileiras para o Chile representam uma oportunidade para empresas do setor moveleiro, especialmente aquelas de médio e pequeno porte, que buscam expandir sua atuação para além do mercado nacional.

Projeto Brazilian Furniture – O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 170 empresas participam do projeto.

Em 2023, a indústria brasileira de móveis foi a sexta maior produtora e a 28ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de US$ 830,7 milhões em produtos prontos comercializados para cerca de 180 países.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br

Sobre a ABIMÓVEL – A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros. 

Sobre a ApexBrasil – A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte: Apex Brasil

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia