A primeira etapa da missão internacional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizada em Xangai, na China, encerrou nesta segunda-feira (28), reforçando o potencial de atração de novos investimentos industriais e logísticos para a região amazônica. A comitiva, que conta com o administrador da Suframa, Adamilton Mourão, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) e do Banco da Amazônia (Basa), segue em agenda oficial até o dia 3 de agosto, com o objetivo de apresentar as oportunidades da Zona Franca de Manaus (ZFM) a empresas da China e do Japão.

Em Jiaxing, província de Zhejiang, a delegação visitou a Zhejiang YAT Electrical Appliance Co., Ltd., uma das dez maiores indústrias chinesas nos segmentos agrícola, eletrônico e de ferramentaria. Durante a visita técnica ao complexo fabril da YAT, a comitiva percorreu os campos de testes dos produtos, onde pôde acompanhar de perto o funcionamento e a eficiência das máquinas agrícolas, fornecidas atualmente para grandes empresas globais.
O CEO e Chairman da YAT e da Boshiran, Simon Chen, demonstrou interesse com as oportunidades apresentadas pela Autarquia, sinalizando interesse em instalar um cluster industrial integrado na região amazônica, com previsão de produção de máquinas agrícolas, como colheitadeiras de algodão e equipamentos para extração de látex, e a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento. A proposta estima a geração de cerca de 4 mil empregos diretos.
Durante o encontro, também foi apresentada a proposta da empresa ECO Mirai Technology, que pretende se estabelecer no Brasil, com possibilidade de instalação na Zona Franca de Manaus.
A agenda em Xangai foi encerrada com reunião com a diretoria da China Rai Way In Iling Engineering Group Co., Ltd., 39ª maior empresa global em investimentos em infraestrutura urbana. Após apresentação da Suframa sobre o sistema logístico e as necessidades de infraestrutura da Amazônia, a empresa manifestou interesse em projetos voltados à construção de portos e sistemas viários multimodais.
A Suframa também aproveitou a ocasião para convidar o CEO da YAT, Simon Chen, e a diretoria da Rai Way para uma visita à Zona Franca de Manaus. A expectativa é que o encontro ocorra nos próximos meses, dando início às tratativas formais para implantação dos projetos discutidos durante a missão.

Fonte: Suframa