Nissan e Hitachi querem carregar elevadores com baterias de carros elétricos

Poucos carros hoje são capazes de carregamento bidirecional, em que os veículos podem se tornar uma fonte de energia para residências
Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

A montadora japonesa Nissan e uma unidade da Hitachi disseram nesta sexta-feira (27) que planejam lançar um sistema para manter elevadores funcionando durante apagões, extraindo energia das baterias dos veículos elétricos.

Poucos carros hoje são capazes de carregamento bidirecional, em que os veículos podem se tornar uma fonte de energia para residências ou alimentar a energia de volta à rede, embora fabricantes de automóveis como Ford e Renault estejam entrando na onda.

A Nissan e a Hitachi Building querem fazer uso mais amplo de baterias, mantendo os elevadores funcionando quando o fornecimento de energia é interrompido. Para isso, o Japão, sujeito a terremotos, é um bom campo de testes.

Durante um projeto-piloto, as empresas disseram que mantiveram um elevador com capacidade para nove pessoas funcionando por 10 horas, consumindo energia da bateria de um Sakura, um microcarro totalmente elétrico da Nissan.

Isso permite que ele também extraia energia de carros maiores da Nissan, como os modelos Ariya e Leaf.

Tatsunori Takahashi, diretor da divisão de gerenciamento de negócios domésticos da Hitachi Building Systems, disse que espera que a empresa comece a fornecer o sistema para prédios de apartamentos a partir do ano fiscal que começa em abril.

Fonte: Reuters

Entrevistas

Rolar para cima