Com o objetivo de modernizar e assegurar a trafegabilidade da rodovia BR-158, no Pará, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua na execução da construção de cinco pontes, caracterizadas como Obras de Arte Especiais (OAEs), que serão essenciais para a melhoria da infraestrutura da região. As intervenções, que seguem em fase avançada, possuem o investimento de R$ 28.7 milhões, por meio do Governo Federal.
Com quase quatro mil quilômetros de extensão, a BR-158 sai de Redenção, no Pará, passa por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, terminando em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. É uma rodovia relevante para o escoamento da produção de grãos, especialmente soja e milho, bovinos e também de minérios (ferro, bauxita, manganês). A BR-158 também é um importante corredor logístico que alimenta os portos do Pará. Nesse sentido, a obra vai ajudar a impulsionar o transporte de cargas na região Norte do país.

Para a execução da construção das estruturas, as equipes da autarquia realizaram serviços de infraestrutura, mesoestrutura, superestrutura, terraplenagem e pavimentação. Quatro estruturas estão com os serviços em fase de conclusão, são as pontes sobre o Igarapé Arraia (Km 632,6), ponte sobre o Igarapé Itamarati (Km 638,15), ponte sobre o Igarapé Água Preta (Km 627,42), ponte sobre o Igarapé Inajazinho (Km 676,71). Nas próximas semanas serão realizados os serviços de sinalização horizontal.
Com a margem de 67% de execução, as equipes seguem avançando na construção da ponte sobre o Igarapé Inajá (Km 688,51). Atualmente, as equipes realizam serviços de execução da OAE e terraplenagem e, posteriormente, iniciarão as atividades de pavimentação, obras complementares e meio ambiente. A estimativa é de que as ações sejam encerradas em dezembro de 2025.

Importância
O segmento da execução das obras de construção dos empreendimentos compreende, ao todo, 108,5 quilômetros de extensão. As melhorias beneficiarão os municípios de Santa Maria das Barreiras (PA), Santana do Araguaia (PA) e Redenção (PA). Com a finalização das intervenções, as novas estruturas visam impulsionar a logística de transporte e ampliar o acesso dos trechos, conectando de forma mais eficiente o interior do estado às principais cidades.
Por Gabriele Oliveira, estagiária de jornalismo, sob a supervisão de Kamilly Pequeno
Com informações do Dnit