Papa Francisco é convidado a visitar a Belém antes da COP 30

Em visita ao Vaticano, governador do Pará, Helder Barbalho, fez o convite e também entregou ao sumo pontífice uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e uma parte da corda usada no Círio 2023
Papa Francisco. Foto: Agência Pará

Da Redação, com informações da Semas/PA

Durante encontro com o Papa Francisco nesta quarta-feira, 18, o governador do Pará, Helder Barbalho, o convidou a visitar a capital paraense e conhecer as ações de preservação da floresta amazônica em andamento. A ideia é que o papa seja receebido antes da Conferência das Partes, a COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém.

“É uma grande honra representar o Pará, a Amazônia e o Brasil e encontrar o Santo Padre e falar sobre a Amazônia. Ele que tanto tem demonstrado a sua preocupação com as urgências climáticas para cuidar das pessoas que vivem na nossa região e o chamamento para cuidar das pessoas que vivem em nossa região”, pontuou. “Tive a oportunidade de convidá-lo, junto com Dom Alberto Taveira, nosso arcebispo metropolitano de Belém, para que o Papa Francisco possa ir à Amazônia dialogar com os amazônidas e com os nossos povos tradicionais, para que possamos construir juntos uma Amazônia sustentável, que cuide da floresta, do clima e das pessoas”, completou o governador.

Na ocasião, Barbalho presenteou o papa com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, feita exclusivamente para o Círio 2023. A imagem tem 25 cm de altura, 20 cm de largura e 12 cm de profundidade, é feita de argila líquida extraída da ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro, em Belém, e contém ainda barro terracota, encontrado no município paraense de Santo Antônio do Tauá.

Coberta por um manto que traz o grafismo de escorpião, presente na cultura marajoara, a produção de cerâmica traz inúmeras referências que esbanjam criatividade e inovação.

O governador também presenteou a autoridade máxima da igreja católica com 1,5 m da corda utilizada no Círio deste ano, fabricada no Pará pela primeira vez em 231 anos de festividade religiosa, e também com o Livro do Círio, publicação de 220 páginas que retrata as procissões, história, cultura, arte, gastronomia e eventos da maior manifestação de fé católica do Brasil.

Helder Barbalho entregou parte de corda usada no Círio 2023 ao papa Francisco. Foto: Agência Pará

“Poder presentear o Santo Papa com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com a corda do Círio, poder falar sobre o maior evento religioso religioso católico do Brasil. Este é um momento único e especial de um encontro espiritual singular”, disse Helder Barbalho.

Posicionamento – No início deste mês, o papa Francisco redigiu a carta “Laudate Deum”, em que pede uma reposta à crise climática diante dos sinais das mudanças no clima cada vez mais evidentes. Em 6 capítulos e 73 parágrafos, considerando a COP28 em Dubai, que ocorrerá em dois meses, o papa fez um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, em um dos “maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam”.

No documento, o pontífice ressaltou que os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis e pediu que autoridades ajam diante desse cenário.

Entrevistas

Rolar para cima