Um novo laboratório de análise de água começará a operar no município de Parintins a partir do primeiro semestre de 2026. Equipado com medidores de pH, turbidez, estufas, microscópios, fotômetros e cromatógrafo, o espaço promete agilizar a verificação da potabilidade e a segurança hídrica oferecida à população.
O prédio inclui ainda um galpão de armazenamento, e integra a estrutura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), possibilitando que análises físico-químicas e microbiológicas sejam realizadas com mais eficiência e regularidade. A iniciativa deve fortalecer o monitoramento do sistema de abastecimento local e dar suporte técnico à política de saneamento do município.
O laboratório é parte central do conjunto de ações que também compreende a construção de 34 quilômetros de redes de distribuição e quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs). A expectativa é de que a mudança reduza o tempo para liberação de resultados e permita resposta mais ágil a qualquer irregularidade na qualidade da água.
A obra está sendo realizada por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Fonte: Agência Amazonas