Parque Estadual do Utinga é opção de lazer durante o feriado de Adesão do Pará

O espaço é um convite para quem busca contato com a natureza e momentos de descontração em família ou amigos
Parque Estadual do Utinga (PA) - Foto: Vinícius Leal (Ideflor-Bio)

Por Vinícius Leal (Ideflor-Bio)

Com sua rica biodiversidade, trilhas e diversas atividades recreativas, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” é uma ótima alternativa para aproveitar o tempo livre durante o feriado de Adesão do Pará. Localizado no coração da capital paraense, o espaço é um convite para quem busca contato com a natureza e momentos de descontração em família ou amigos.

Excepcionalmente nesta terça-feira (15), a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e pela Organização Social (OS) Pará 2000, estará aberta ao público, das 6 às 17h.

Inaugurado em 1993, o Parque Estadual do Utinga ocupa cerca de 1,5 mil hectares de vegetação nativa da Amazônia. Com uma infraestrutura bem planejada, o local oferece aos visitantes diversas opções de lazer, como trilhas ecológicas, esportes radicais, mirantes de contemplação, cafeterias e áreas de convivência. 

Parque Estadual do Utinga (PA) – Foto: Vinícius Leal (Ideflor-Bio)

Para os amantes de atividades ao ar livre, o local conta com trilhas que proporcionam uma imersão na natureza. Uma delas é a da Mariana, com percurso estimado em 2,5 km e que passa por um lago de água cristalina. Já a Trilha do Macaco é um pouco mais longa, com cerca de 6 km, e apresenta aos aventureiros inúmeras belezas da fauna e flora local. 

Além das atividades recreativas, o local também promove a conscientização ambiental por meio de palestras, cursos e exposições. O Centro de Acolhimento conta com um espaço educativo onde são abordados temas como a importância da preservação da biodiversidade amazônica e a necessidade de conservação dos recursos naturais.

O titular da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, fez um convite à população que deseja aproveitar o feriado de Adesão do Pará em um ambiente tranquilo e cercado pela natureza. “O Parque Estadual do Utinga ‘Camillo Vianna’ é a escolha ideal. Com suas trilhas, lagos e atividades recreativas, proporcionamos momentos de lazer e contato com a biodiversidade amazônica, garantindo uma experiência única e enriquecedora para toda a família”, afirmou o gerente. 

Parque Estadual do Utinga (PA) – Foto: Vinícius Leal (Ideflor-Bio)

Serviço

  • O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga.
  • A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h.
  • Nas terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção (com exceção deste dia 15 de agosto).
  • O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail: [email protected].

Entrevistas

Rolar para cima