Prêmio melhores empresas GPTW Norte 2023 

A 8ª edição da premiação aconteceu dia 8 de dezembro, na capital amazonense, Manaus, contemplando 20 empresas, das 53 inscritas. 
Vencedores GPTW Norte 2023 - Foto: Yasmim Tabosa/PIM Amazônia

Por Yasmim Tabosa

O que faz de uma empresa um ótimo lugar para se trabalhar? É isso que o “Great Place To Work” (GPTW) se propõe, todos os anos, a descobrir. O termo, em português, significa justamente “Ótimo Lugar para Trabalhar”. A iniciativa é de uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A premiação, que desde 1997 indica as melhores corporações para ser empregado no Brasil, há oito anos reconhece também as empresas que são referência na Região Norte do País.  

De acordo com a Diretora Regional da GPTW, Isabela Lopes, uma empresa Great Place to Work é uma organização que tem as pessoas no centro da sua estratégia, tendo como principal ingrediente algo aparentemente simples: a confiança.  

Isabela Lopes – Diretora Regional GPTW (Foto: Arquivo Pessoal)

“Confiança pode parecer uma palavra simples, mesmo que seja cada vez mais reconhecida como um ativo essencial para o negócio. Além disso, para que um ambiente de trabalho seja excelente, a experiência do funcionário deve ser consistente para todos. É por isso que o Great Place To Work introduziu seu modelo For All (“Para Todos”, em português), no qual as diferenças entre diferentes grupos de funcionários são medidas para identificar como cada funcionário se sente no trabalho e não apenas a maioria.”, explica Isabela. 

Em 2023, a 8ª edição da premiação voltadas para empresas da região Norte foi realizada no dia 8 de dezembro, na capital amazonense, Manaus, comtemplando 20 empresas, sendo 5 delas na categoria de pequeno porte, 10 de médio porte e outras 5 de grande porte. Ao todo, foram 53 empresas inscritas e quase 20 mil funcionários impactados. A iniciativa tem como um de seus pilares avaliar tanto o nível de confiança e dedicação dos colaboradores quanto a qualidade de gestão dos líderes.  

Ainda segundo Isabela, a intenção do Great Place to Work Brasil é promover o desenvolvimento das organizações em todo o país. Ela afirma que ano a ano mais empresas são inspiradas e motivadas pelas próprias representantes dos estados a iniciarem e desenvolverem suas ações de valorização das pessoas. 

“A região Norte tem um papel essencial na economia brasileira e foi nossa prioridade, há oito anos. Quando tivemos a 1ª edição, queríamos impulsionar as empresas da região com o lançamento do Ranking. Hoje, a nossa consultoria tem Rankings avaliando as melhores empresas e ambientes de trabalho que abrangem todo o território nacional. Ou seja, com os rankings regionais, nós temos a possibilidade de atuar diretamente com todos os estados e regiões do Brasil”, destaca a diretora. 

Vale ressaltar que, todas as informações demográficas obtidas na lista Great Place To Work são referentes ao ano anterior à data da aplicação da pesquisa com os funcionários. 

Para concorrer ao GPTW, as organizações precisam cumprir critérios específicos como ter no mínimo 30 funcionários e possuir CNPJ registrado na Região Norte. Além disso, elas passam por uma extensa avaliação que envolve a etapa de inscrição e pesquisa com colaboradores. A partir daí, a empresa inscrita só é certificada e passa a estar concorrendo se atingir 70% de pontos no questionário.  

Após essa fase, as empresas selecionam os rankings nos quais desejam competir, preenchendo questionários específicos para cada categoria, para, então, passarem por uma avaliação com base na qualidade das práticas culturais da organização (Culture Audit). 

De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Pará ABRH-Pará, Junior Lopes, ter uma iniciativa dessa dimensão destinada à Região Norte é de caráter fundamental, pois a ação não apenas reconhece e celebra as organizações que se destacam como excelentes ambientes de trabalho, mas também destaca a diversidade e as características únicas da região.  

“Isso motiva as empresas a investirem em práticas de gestão de pessoas, promovendo um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e inovador. Além disso, o prêmio GPTW para a região norte destaca o papel crucial que as empresas locais desempenham no desenvolvimento econômico e social da região, incentivando outras organizações a seguirem o exemplo e aprimorarem suas práticas de gestão de pessoas”, explica o presidente.  

O que muda na 8ª edição da GPTW Norte? 

No Ranking GPTW 2023, é possível ver que o que faz com que os colaboradores queiram ficar nas Melhores Empresas da Região Norte está atrelado a três indicadores: “Oportunidade de crescimento”, “Qualidade de vida” e “Alinhamento de valores”. Este ano, nota-se um crescimento de 5% no indicador “Qualidade de vida”. 

Solar Coca-cola é destaque ao levar prêmio pra casa – Foto: Yasmim Tabosa

Outro ponto em destaque é o IVR (Índice da Velocidade da Inovação). Organizações são classificadas em três tipos de IVR: Acelerado, Funcional e Atrito. Empresas cuja classificação nos estágios de inovação está como “Acelerado” geram ideias de alta qualidade e tem alta velocidade de implantação, atingindo um grau elevado de agilidade e resultando em 5,5 vezes mais crescimento de receita do que organizações com um grau menor de abordagem inclusiva para a inovação.  

Além disso, organizações com IVR Acelerado tem empregados que são 4 vezes mais propensos a se sentirem orgulhosos de seu trabalho. Houve um aumento no estágio “Acelerado” de 12%, passando de 8%, em 2022, para 20%, em 2023 na GPTW Norte. 

“Queremos incentivar as empresas a promover ‘Inovação Por Todos’. Avaliamos quais barreiras as pessoas encontram no dia a dia para promover melhorias, o ritmo de inovação da empresa, o quanto os líderes estão treinados e atentos a essas ideias inovadoras e o quanto as pessoas encontram ou não oportunidades reais de sugerir melhorias.” explica a diretora regional do GPTW, Isabela Lopes. 

Premiação destaca o crescimento de práticas em favor da saúde mental  

No ranking da Região Norte GPTW 2023, 90% das organizações premiadas indicaram que adotaram alguma prática relacionada à saúde mental e bem-estar nos últimos 20 meses. Isso tem um motivo: de acordo com o estudo “Um olhar aprofundado sobre a saúde mental nas organizações brasileiras”, realizado em 2023 pela plataforma virtual Vittude, 33% dos colaboradores avaliados apresentaram algum tipo de transtorno mental em nível severo ou extremamente severo, sendo eles associados ao estresse, depressão ou ansiedade. 

Cargas horárias excessivas e ambientes com relações interpessoais tóxicas são algumas das origens para patologias como essas. Além disso, acontecimentos globais e de grande impacto negativo, como a pandemia de Covid-19, foram responsáveis por impulsionar os gatilhos referentes aos sintomas que desencadeiam os transtornos psicológicos. Por sua vez, esses acontecimentos também deram potência a outros modelos de trabalho mais flexíveis e autônomos, que colaboram com o bem-estar dos funcionários.  

Em pesquisa de 2022, denominada “Redefinindo os modelos de trabalho na América Latina”, feita pela plataforma WeWork, em parceria com a empresa de pesquisa independente Workplace Intelligence, 81% dos 10 mil entrevistados preferem a liberdade de escolher os dias em que desejam trabalhar no escritório ou em casa, por exemplo.  

Já na GPTW Norte 2023, 55% das empresas premiadas indicaram que possuem horário híbrido de trabalho e 45% delas afirmam que dispõem de horário flexível para funcionários(as) na organização. 

É perceptível que os cuidados voltados para o bem-estar psicológico se mostram como uma virada de chave na mente dos líderes que compreendem a importância de dar atenção aos alertas aos transtornos presentes nessa esfera.  

Apenas 5% das empresas são lideradas por mulheres  

Segundo o Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group com o Insper, a participação feminina na presidência das empresas e em outros cargos de liderança no Brasil cresceu de 2019 a 2022. No cargo de CEO, por exemplo, as mulheres passaram de 13% a 17% no país.  

Dentre as empresas nortistas premiadas pelo GPTW, em média, somente 24% do grupo de trabalho delas é composto por mulheres, sendo os cargos de alta liderança ocupados em 17% por elas e 83% por homens. Dessas empresas, apenas 5% possuem uma mulher em posição de liderança máxima.  

Embora o Brasil viva hoje a melhor realidade de toda a sua história em termos de ocupação feminina, essa disparidade de números, mostra que ainda existe um longo caminho a ser traçado no que tange a equidade de gêneros no universo corporativo.  

Crescimento no setor de RH engloba 15% das empresas  

Silvana Aquino, presidente executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), acompanha a premiação há anos e entende o valor de mostrar para o resto do Brasil a riqueza presente em uma região por vezes posta como invisível diante do cenário nacional. Para ela, o RH se consolida como um dos pilares fundamentais que fazem as empresas regionais crescerem para o resto do país, pois é ele que cria um alicerce interno entre os colaboradores e, por fim, contribui para progresso geral de uma corporação, acima de tudo, composta por pessoas.  

Na GPTW Norte 2023, cerca de 20% das empresas premiadas possuem entre 1 e 5 funcionários na área de Recursos Humanos, já 15% delas indicaram crescimento na área de RH. 

“O RH costuma ser o setor protagonista desse movimento dentro das organizações para que essas empresas sejam cada vez mais um ambiente bom para se trabalhar, um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas, um ambiente que seja diverso, onde as pessoas tenham programas de engajamento e motivação e satisfação” expõe a presidente.  

AFIRMATIVAS DA PESQUISA COM MAIORES PONTUAÇÕES 

Essas são as afirmativas em que os funcionários das premiadas mais concordaram na pesquisa de clima GPTW Norte 2023.  

  • 98% As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, gênero e idade. 
  • 97% Este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar 
  • 96% Quando se entra nesta organização, fazem você se sentir bem-vindo (a) 
  • 95% Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui 
  • 95% Os gestores são honestos e éticos na condução dos negócios 

AFIRMATIVAS DA PESQUISA COM MENORES PONTUAÇÕES 

Essas são as afirmativas que tiveram as menores notas na avaliação dos funcionários na pesquisa de clima GPTW Norte 2023 das premiadas.  

  • 70% Acredito que a quantia que recebo como participação nos resultados da organização é justa 
  • 77% As pessoas aqui são pagas adequadamente pelo serviço que fazem 
  • 78% As promoções são dadas às pessoas que realmente mais merecem 
  • 78% Os gestores envolvem as pessoas em decisões que afetam suas atividades e seu ambiente de trabalho 
  • 79% Os gestores evitam o favoritismo 

Melhores Empresas Para Trabalhar na Região Norte (2023)  

CNA 7º Lugar em Médias Empresas - Foto: Yasmim Tabosa

CNA 7º Lugar em Médias Empresas – Foto: Yasmim Tabosa

Confira agora quais são as 25 melhores empresas para se trabalhar na Região Norte, segundo o GPTW 2023:  

Empresas de Pequeno Porte:   

  1. Arcon Tube Industria
  2. Super Gás Bras
  3. Porto Velho Shopping
  4. Itafos
  5. Grupo Behnck

Empresas de Médio Porte: 

  1. Ceras Johnson LTDA
  2. Alcoa Norte
  3. Laboratório Sabin
  4. VISTEON
  5. Grupo Vibe Tecnologia
  6. INTELBRAS
  7. Companhia de Navegação da Amazônia
  8. CredSIS Jicred
  9. Sicoob UniRondônia
  10. Midea Carrier | Manaus (AM)

Empresas de Grande Porte: 

  1. Energisa Tocantins
  2. Sotreq Norte
  3. Solar Coca-Cola
  4. Mineração Rio do Norte S.A
  5. Norsk Hydro Brasil Ltda

Sobre o GPTW 

O Great Place to Work® é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. No Brasil, o Great Place to Work está presente há 26 anos. 

Great Place to Work Institute, Inc. é a autoridade global no mundo do trabalho. Desde 1992, foram pesquisados mais de 100 milhões de funcionários em todo o mundo e esse vasto conhecimento foi utilizado para definir o que faz de uma organização um excelente lugar para trabalhar: a confiança.  

Sua plataforma de pesquisa de funcionários fornece aos líderes feedback, relatórios em tempo real e informações necessárias para tomar decisões de pessoas baseadas em dados. A principal missão é construir uma sociedade melhor, ajudando cada organização a se tornar um excelente lugar para trabalhar para todos. 

Entrevistas

Rolar para cima