Primeiro teatro da Amazônia completa 146 anos

Homenagens ao Theatro da Paz se estendem a dois grandes nomes da música e envolvem lançamento de livro, concerto da Orquestra Sinfônica e show com vários artistas
Theatro da Paz. Foto: Agência Pará

Da Redação, com informações da Secult/PA

O Theatro da Paz, um dos mais conhecidos cartões postais de Belém (PA), completa nesta quinta-feira, 15, 146 anos de existência. O “Da Paz” foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia. Além de ser palco de grandes eventos, é também reconhecido por sua rica arquitetura, uma das heranças do Ciclo da Borracha, período de grande crescimento econômico da região, entre o final do século XIX e início do século XX.

Para celebrar a data, o espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), receberá uma série de programações, que também incluem homenagens a dois grandes nomes da música: o maestro Waldemar Henrique, ex-diretor do teatro, autor de cerca de 200 músicas, a maioria sobre temas amazônicos – que faria aniversário também nesta quinta; e Carlos Gomes, considerado até hoje o mais importante compositor de ópera brasileiro – ambos tendo integrado a Academia Brasileira de Música.

“A proposta é celebrar o aniversário do Theatro da Paz em grande estilo, por isso decidimos homenagear também esses dois grandes nomes da música, que contribuíram tanto para cultura paraense. Waldemar Henrique pela feliz coincidência na data de aniversário, e Carlos Gomes pela compatibilidade do lançamento do livro do maestro Jonas Arraes sobre o compositor”, afirmou Edyr Augusto Proença, diretor do Theatro da Paz.

A programação desta quinta-feira será gratuita, a partir das 17h30, começando no Foyer do Theatro, com o lançamento do livro “Tão longe e tão distante: a presença de Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará”, de Jonas Arraes. A obra é o resultado da tese de doutorado em musicologia histórica, realizada pelo autor na Universidade de Campinas-SP. Durante o lançamento, o violonista Salomão Habibi apresentará canções de Carlos Gomes.

Mais tarde, na Sala de Espetáculos, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) vai apresentar a Protofonia de O Guarani, também de Carlos Gomes. Depois, os cantores Nilson Chaves, Gigi Furtado, Andrea Pinheiro e Lucinha Bastos apresentarão músicas do outro aniversariante do dia: Waldemar Henrique.

Sobre o Da Paz – Fundado em 1878,o Theatro paraense é inspirado no Teatro Scala de Milão. Sua acústica perfeita, lustres de cristal, piso de madeiras nobres, elementos decorativos revestidos com folhas de ouro são alguns elementos que fazem o Theatro ser tão grandioso. Entre eles, o teto da Sala de Espetáculos com uma pintura de Domenico De Angelis, que retrata a mitologia greco-romana fazendo alusão ao Deus Apolo conduzindo a Deusa Afrodite e as musas das artes à Amazônia.

Entrevistas

Rolar para cima