Produção de baterias para veículos elétricos é impulsionada pela BYD na Zona Franca de Manaus

São mais de 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do planeta, mais de 50 mil são engenheiros e pesquisadores focados no desenvolvimento de novas patentes
Foto: Isaac Júnior/Suframa

Por Isaac Júnior/Suframa

Instalada em 2017 e com produção iniciada em 2020 na Zona Franca de Manaus (ZFM), a BYD Indústria de Baterias Ltda. tem impulsionado a fabricação de baterias para veículos elétricos na capital amazonense. A empresa é referência global em energia limpa e possui uma marca que está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades, de 50 países.

Todos esses números servem de atrativos para novos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) e foram conferidos nesta quinta-feira (17) pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e técnicos da Autarquia.

São mais de 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do planeta. Desses, mais de 50 mil são engenheiros e pesquisadores focados no desenvolvimento de novas patentes.

Na missão de oferecer um ecossistema de zero emissões, a BYD também é fornecedora de componentes, baterias para celulares, tablets e laptops no mundo.

Em termos de Brasil, o trabalho começou em 2015 com a inauguração da fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas (SP), onde dois anos depois, inaugurou a nova unidade destinada à fabricação de módulos fotovoltaicos.

As atividades no PIM integram a terceira planta do grupo no país, e fazem parte de um rigoroso controle ambiental chamado “Selo Verde”, para garantir a preservação da Amazônia e a qualidade dos produtos, livre de qualquer risco ao meio ambiente.

”Muito importante, o início da produção de baterias no Polo Industrial de Manaus. É um novo setor que está surgindo, para o fortalecimento do polo”, destaca o superintendente Bosco Saraiva.

Tecnologia

Foto: Isaac Júnior/Suframa

Considerada a primeira fábrica de baterias com tecnologia industrial 4.0 desse tipo no Brasil, com capacidade de produção de até 18 mil módulos de baterias por ano, a fábrica de Manaus é responsável pela produção dos modelos de baterias para uso em veículos elétricos nos modelos C15-12SYL e C15-14SYL.

O principal componente é Fosfato Ferro Lítio (LiFePO4) como material de eletrodo positivo, que possui uma excelente segurança, ciclo de vida longo, bom desempenho em temperatura e alta densidade de energia. Além disso são econômicos e não poluentes.

Os módulos de baterias LiFePO4 são destinados ao abastecimento da unidade industrial da empresa em Campinas (SP), onde produz chassis de ônibus 100% elétricos.

Recepção

Foto: Isaac Júnior/Suframa

Na visita à BYD, Bosco Saraiva e equipe técnica foram recebidos pelo diretor Industrial, Johnny Jiang; o coordenador de Compras, Kleber Costa; a supervisora administrativa de RH, Caroline Contente; o engenheiro de PD&I, Wilson Filho; e por Liza Ribeiro, da área tributária, entre outros funcionários da empresa.

Entrevistas

Rolar para cima